Thursday, October 27, 2016

DEZ PEQUENAS JOIAS DO DESIGN AUTOMOTIVO

Esses atributos de estilo são tão marcantes que foram batizados pelo próprio fabri


Nariz Inclinado e rabo de baleia (Porsche)
Porsche 911S
A Porsche lançou nos anos 80 o kit Slantnose para o 930 (como era chamado o 911 Turbo). Inspirado no 935 de corrida e com menos de 950 unidades, hoje é objeto de cobiça dos fãs. O mesmo modelo deu origem ao spoiler traseiro Whale Tale, marca registrada dos Turbo.

Martelo de Thor (Volvo)
Farol Volvo

Os faróis da Volvo com a linha de leds que forma uma letra T foram inspirados no formato do martelo usado por Thor, o deus nórdico do trovão. É a nova referência da marca sueca desde o XC90, de 2014.
Duplo Rim (BMW)
BMW 328
O 303 de 1933 (foto) foi o precursor da frente que está até hoje nos carros da BMW, que a batizou de duplo rim. A semelhança com os órgãos era ainda mais evidente nas grades verticais dos modelos mais antigos.
Spirit Of Ecstasy (Rolls)
Símbolo da Roll Royce
Criada em 1908, a estatueta Espírito de Êxtase está no capô dos Rolls-Royce desde 1911. A ideia era associá-la ao silêncio dos seus carros, que por isso ganharam nomes de fantasmas (Ghost, Phantom, Wraith).
Cuore Sportivo (Alfa Romeo)
Alfa Romeo 8C
Desde o 6C 2300 (1934), os Alfa ostentam a grade que lembra um coração. Aproveitando a semelhança, a marca criou a frase "Senza cuore, saremmo solo macchine ("Sem coração, seríamos só máquinas").
Unidade de controle emocional
Chave Aston Martin
Os Aston Martin hoje têm a chave em cristal batizada com o nome acima. Inserida no painel, ela funciona como botão de ignição: ao ser pressionada, faz surgir no painel o slogan da empresa: Power, Beauty e Soul.
Duplo Chevron (Citroën)
Duplo Chevron - Citroen
Os dois vês invertidos da Citroën vieram da forma das engrenagens que revolucionou o mercado, comum em transmissões - o fundador, André Citroën, comprou a patente para usá-la em seus carros em 1919.
Angel Eyes (BMW)
BMW Série 5
Os faróis Olhos de Anjo estrearam em 2000 no BMW Série 5 (geração E39). O sucesso foi tão grande na época que as lojas de acessórios logo começaram a comercializar kits para automóveis de outras marcas.
Grade Ferradura (Bugatti)
Bugatti Type 35
Desde o Type 35 (foto), de 1924, todos os carros da francesa Bugatti têm a grade em forma de ferradura. Além de um belo recurso estilístico, deu sorte ao carro: até 1934, ele venceu mais de 2.000 corridas.
Nariz de Tigre (Kia)
Kia Tiger Nose
Para aumentar a participação na Europa, a Kia contratou em 2006 o designer alemão Peter Schreyer, que modernizou a gama com o conceito Tiger Nose como linha mestra das grades dianteiras de seus veículos.

Fonte: Quatro Rodas

No comments:

Post a Comment