Tuesday, October 4, 2016

No futuro, carro autônomo poderá sorrir para os pedestres

Já imaginou um carro autônomo capaz de sorrir para os pedestres? Não se trata apenas de imaginação, mas sim da aposta de uma empresa de tecnologia para que as pessoas possam se sentir mais seguras quando esses veículos que dirigem sozinhos começarem a se tornar realidade nas ruas. Vale ressaltar que estudos apontam que até 2020, espera-se que 10 milhões de carros com características autônomas estejam nas ruas.
Por essa razão, a empresa de tecnologia Semcon desenvolveu o The Smiling Car, um conceito através do qual os carros autônomos interagem com pedestres com um sorriso. Quando os sensores do carro autônomo detectam um pedestre, um sinal é enviado a um monitor na parte dianteira do carro, onde um sorriso aparecerá como confirmação de que o carro irá parar a uma distância segura.

A empresa já adianta que o próximo passo é a possibilidade de aperfeiçoar o The Smiling Car, com sistemas para tecnologia de rastreamento ocular e laser, conhecida como Lidar, para uma análise mais detalhada do ambiente ao redor. Isso permitiria ao carro identificar pequenos movimentos de cabeça ou ler os olhos, criando uma interação ainda mais segura entre humanos e carros.
Em uma pesquisa internacional conduzida pela Semcon, em parceria com a empresa de pesquisas Inizio, oito em cada dez pedestres afirmaram que eles procuram contato visual com o motorista quando atravessam a rua.
“Muitas das discussões sobre carros autônomos são a respeito da tecnologia. Mas como esses carros irão interagir com as pessoas desprotegidas nas ruas também é importante. Os carros autônomos precisam se comunicar de uma maneira que seja familiar e inspire confiança,” diz Karin Eklund, responsável pela seção de Experiência do Consumidor da Semcon.
Fonte: Car Sale

No comments:

Post a Comment