Wednesday, May 4, 2016

Fábrica da Toyota recebe unidades do novo Prius

Novo Toyota Prius
A quarta geração do Toyota Prius está próxima de estrear no Brasil. Um caminhão cegonha repleto de unidades do híbrido foi flagrado pela equipe do CARRO ONLINE em um pátio em frente à fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP). 
Segundo a assessoria da marca, ainda não há uma data definida para o lançamento oficial do novo Prius no país, mas é provável que ele esteja disponível nas lojas ainda no primeiro semestre deste ano. 
Novo Prius foi visto chegando à fábrica da Toyota em São Paulo

Atualmente, o Prius é importado e vendido por R$ 117.610. Conforme você já tinha lido aqui no CARRO ONLINE, apesar dos incetivos fiscais que o governo federal atribuiu aos carros elétricos e híbridos, a Toyota segue em dúvida sobre nacionalizar a montagem do modelo. De acordo com a companhia, os custos ainda não seriam tão atraentes para abandonar a importação do carro pronto. 
quarta geração do Prius estreou a nova plataforma modular global da Toyota (chamada de TNGA, na sigla em inglês). A arquitetura do modelo é totalmente nova, promentendo 60% a mais de rigidez torcional e um centro de gravidade mais baixo, o que culminaria em mais conectividade entre o motorista e o carro, logo, mais prazer ao dirigir. O visual mais futurista é outro trunfo do Prius, que abusa dos ângulos pontiagudos e vincos peculiares pela carroceria para reforçar seu estilo ímpar no marcado. 
Quanto ao conjunto propulsor, a Toyota manteve o mesmo motor 1.8 a combustão, de 98 cv, trabalhando com um novo motor elétrico (de 72 cv e 16,6 kgfm de torque) e uma bateria de íon lítio.De maneira inédita, o motor elétrico poderá ajudar o convencional a otimizar a distribuição de torque entre os eixos, o que possibilitaria o Prius a rodar com tração nas quatro rodas (chamada de E-Four). 
A meta da da companhia é alcançar uma eficiência de até 40 km/l de consumo de gasolina no novo Prius.
Fonte: Carro Online

Siemens e Valeo se unem por motores elétricos

O conglomerado alemão da Siemens e a francesa Valeo vão se unir em prol do desenvolvimento de motores elétricos. A joint-venture vai produzir motores de alta-voltagem tanto para carros elétricos quanto híbridos até o final deste ano. As informações são do site Carscoops
As duas companhias já são fornecedoras da cadeia produtiva da indústria automotiva. Enquanto a Siemens tem um portfólio que abrange de automação à eletrificação, a Valeo é especializada em equipamentos elétricos para veículos. 
A sede da nova sociedade será na Alemanha, mas as duas empresas vão utilizar suas próprias fábricas na França, Noruega, Polônia e Hungria para a produção dos motores.
"Nós estamos felizes com a perspectiva de combinar nossas forças com a Siemens e sistemas de trem de força elétricos", afirmou Jacques Aschenbroich, CEO da Valeo. No outro lado, a expectativa de Klaus Helmrich, membro do conselho da Siemens AG, é a de "juntar a extensa experiência em motores elétricos e inversores da Siemens com a expertise de negócios automotivos da Valeo e sua base de clientes mundial para providenciar às duas empresas uma base sólida de crescimento no mercado elétrico de mobilidade". 
Segundo o site, a joint-venture não vai se limitar apenas na produção e comercialização de motores elétricos, mas também módulos de trem-de-força híbridos, extensores de autonomia (geradores), carregadores e, eventualmente, arquiteturas completas de eletrificação de carros (incluindo o motor). 
De acordo com os estudos das duas empresas, o mercado de componentes elétricos automotivos deverá crescer 20% anualmente até 2020. 
Fonte: Carro Online

Tuesday, May 3, 2016

E o Espírito Santo já fabrica veículos. Amém.

Depois de promessas de vários fabricantes, Agrale passa a fazer caminhões em São Mateus


“Deus escreve certo pelas linhas tortas”, pregam textos católicos, neles constando a figura do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Homenageado por pequeno estado espremido entre Bahia, Minas e Rio de Janeiro, muito se esforçou no último quarto de século para entrar na seleta relação de estados puxadores de atividade metal mecânica. Oferecia facilidades de logística, a boa estrutura portuária, o projeto de incentivos Fundap, para reter ou trazer para o Estado as variadas marcas de veículos por ele importadas.
Agrale A10000 e A8700Tentou atrair muitas operações, ouviu muitas promessas, incluindo a russa Lada na virada do século e, mais recentemente, navegou ante acenos de representantes da Fabral, para montar coreanos Ssangyong e chineses Chana e Haima em Linhares; da nacional CN Auto, prometendo produzir chineses Haifei na mesma cidade; e mais recentemente Zotye em Colatina. Festivas e vãs alegorias.
Mantendo a fé, seguindo os parâmetros do catolicismo, reconhecendo haver hora de plantar e hora para colher, a longa, tentada, esperada vontade de viabilizar-se como fabricante de veículos tomou forma física. Nada de produtos estrangeiros, nada de automóveis, mas pequena e pioneira marca nacional de caminhões leves, a gaúcha Agrale. Neste mês a empresa, já operando no município de São Mateus com montagem de chassis para pequenos ônibus da marca Volare e para o ônibus urbano W109, ampliou operações iniciando fazer caminhões modelos A10000 e A8700, para vendas às regiões Sudeste e Nordeste.
A definição pela operação espírito-santense, segundo Hugo Zattera, CEO da Agrale, está na redução dos custos de frete. Antes tal operação se resumia a Caxias do Sul, RS, no extremo do país. A nova localização permitirá ganhos operacionais, de custos, de logística. Sul e Centro-Oeste são atendidos pela produção na matriz gaúcha. Produto novo, lançado em novembro de 2015, foca nas necessidades atuais e tendências futuras do mercado e segmento. Sempre caracterizados pelas cabines de plástico reforçado com fibra de vidro, os novos Agrales empregam-nas em chapa de aço estampada.
Fonte: Best Cars

Novo Toyota Prius será lançado no Brasil em maio

Visual arrojado é uma das marcas do novo Prius

Pouco menos de um mês após CARRO ONLINE ter flagrado com exclusividade a chegada das primeiras unidades, a Toyota confirmou o lançamento da quarta geração do Prius no Brasil para o mês que vem. O modelo, avaliado por nós no Japão, será vendido aqui apenas na versão híbrida, enquanto o mercado norte-americano conta também com a variação Plug-In Prime.

Executivos da marca não confirmaram se a quarta geração do Prius será montada em São Bernardo do Campo (SP). A antiga unidade fabril responsável pela produção do utilitário Bandeirante atualmente produz componentes para a linha Corolla e peças de reposição, mas Steve St. Angelo, presidente da Toyota para a América Latina, já declarou seu interesse em transformar o local em uma "fábrica verde".

Interior futurista destaca as múltiplas telas de LCD

A montagem do híbrido Prius no local seria uma escolha natural, e até a adoção de um motor flex no lugar do atual 1.8 16V a gasolina. Contudo, a incerteza políticoeconômica e os novos benefícios fiscais que eliminam o imposto de importação para os automóveis "verdes" atrapalham uma possível nacionalização do Prius. É quase certo que a quarta geração chegue às lojas por um preço superior aos R$ 117.610 cobrados pela geração atual.

Fonte: Carro Online

Monday, May 2, 2016

Engenheiro da Ford é contratado pela Uber; empresa estaria pensando em desenvolver carros autônomos


Sherif Marakby, diretor global de engenharia da Ford, está se juntando à Uber como vice-presidente de programas de veículos para "supervisionar" as estratégias da empresa. A nova contratação poderia incluir o desenvolvimento de veículos autônomos próprios.
"A tecnologia de auto-condução pode ajudar a evitar tragédias e melhorar a qualidade de vida nas cidades. É uma das razões pelas quais eu estou tão animado para me juntar à equipe de Uber em Pittsburgh", afirmou Sherif Marakby.
O serviço de caronas urbanas Uber, já mostrou interesse em fazer um grande pedido de carros autônomos. Uma fonte anônima da agência de notícias Reuters, disse que a empresa pretendia comprar uma frota de carros autônomos. E segundo publicação da Manager Magazine, a Uber fez um pedido de 100 mil sedãs Classe S da Mercedes. Apesar dos relatos da fonte, não é certo se a Uber realmente possui planos para comprar uma frota de carros autônomos ou se ela está desenvolvendo seus próprios veículos de auto-condução.
Fonte: Adrenaline

Toyota lança Prius Prime, híbrido que roda 965 km

TOYOTA PRIUS PRIME
A Toyota lançou no dia 23 de março durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos, um novo modelo da gama do híbrido Prius. Trata-se do Prius Prime, o sucessor do Prius Plug-in da geração anterior.
Segundo a Toyota, as vantagens do Prius Prime não se resumem somente à possibilidade de carregar a bateria na tomada de casa. A fabricante afirma que instalou uma bateria com mais capacidade de carga, de 8,8 kWh, que permite alimentar o motor elétrico por até 35 km, rodando até 135 km/h apenas no modo EV. Em propulsão combinada com o motor 1.8 a combustão (o mesmo utilizado no Prius regular), o modelo tem autonomia de 965 km, com a bateria e tanque cheios. 
Prius Prime terá autonomia de 965 km

A nova bateria que equipa o Prius Prime pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica e leva cinco horas e meia para completar a carga. Em tomadas de 240 volts, o tempo pode ser diminuído à metade. 
Para se dinstiguir do Prius, o Prime ainda possui um design muito mais marcante, abusando ainda mais dos vincos, angulos agudos e obtusos para caracterizar a frente e traseira do veículo. Entre os destaques, as luzes diurnas de LED verticais nas extremidades do parachoque frontal e a lanterna que se estende de maneira estilizada de ponta a ponta atrás dão o tom futurista do modelo. Além disso, materais exclusivos foram utilizados na construação do Prius Prime, como alumínio e fibra de carbono.
Internamente, o Prius Prime é mais tecnológico que o Prius normal, por conta da avantajada tela de 11,6'' HD touchscreen, que funciona como um verdadeiro tablet, e que já conta com navegador de série. O sistema oferece conectividade com smartphones e uma série de aplicados, incluindo alguns criados especialmente para o Prius que ajudam a monitorar o funcionamento do carro e buscar por pontos de recarga, por exemplo.
Bateria que equipa o modelo é de 8,8 kWh

A tecnologia também está presente no pacote de segurança e condução autônoma Toyota Safety Sense, que inclui: piloto automático adaptativo, assistente de manutenção à faixa, farol alto automático, alerta de ponto-cego e alerta de tráfego traseiro. 
O novo Prius Prime chegará às lojas americanas a partir de setembro deste ano.
Fonte: Carro Online

Sunday, May 1, 2016

Qualcomm está trabalhando em tecnologia de carregamento wireless para veículos elétricos



A Qualcomm assinou um acordo de licenciamento para a tecnologia de carregamento sem fio Halo, utilizada em carros elétricos e híbridos. O acordo foi feito com a consultoria britânica Ricardo, empresa especializada em negócios estratégicos ambientais. Segundo a companhia, a tecnologia Qualcomm Halo é uma solução avançada de carregamento wireless (WEVC) que pode estimular a adoção de carros elétricos.
Com as duas empresas trabalhando em conjunto, a Ricardo pode projetar sistemas de engenharia WEVC que atendem aos requisitos das fabricantes de automóveis, incluindo soluções ambientais em até mesmo táxis, veículos utilitários e autônomos. Segundo a Qualcomm, o carregamento por indução é mais eficiente que a solução tradicional via cabo.

A tecnologia Qualcomm Halo pretende fazer com que o carro elétrico recarregue enquanto roda nas estradas, já que o mais comum são projetos que podem recarregar o veículo através de redes sem fio enquanto ele está estacionado. Além disso, uma das vantagens da Halo é que a transferência de energia funciona sem a necessidade de muita proximidade ou um alinhamento perfeito do carro no local de carregamento.

Fonte: Adrenaline