Tuesday, September 29, 2015

Feira do Salão Latino-Americano de Veículo Elétrico - 3ª Parte

Neste terceiro e último post sobre a feira que aconteceu no 11º Salão Latino-Americano de Veículo Elétrico vamos falar das empresas e instituições que dão suporte ao Veículo Elétrico.

Não poderíamos deixar de iniciar com a CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz, distribuidora de energia da região de Campinas que além de distribuir e comercializar energia possui um fantástico projeto de desenvolvimento de veículos elétricos. Em parceria com a Renault, a empresa está implantando infra-estrutura de recarga para os veículos elétricos que estão distribuídos por empresas participantes. Já tratamos desse projeto em outros posts, inclusive a parceria com a rede Graal, na qual ambas as empresas estão instalando eletropostos no caminho de Campinas para São Paulo.

Outra instituição presente foi a ABVE Associação Brasileira de Veículo Elétrico, principal entidade nesta matéria e organizadora do Salão.

A Abeiva, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, expôs veículos elétricos importados para o desenvolvimento desse tipo de veículo no Brasil.

A Weg, muito conhecida por fabricar motores elétricos, também fabrica os motores para os veículos elétricos, sendo também parceira da Eletra.

Tradicional fabricante de baterias automotivas, a Moura não fabrica apenas baterias para dar partida nos veículos a combustão, mas também está na vangarda do desenvolvimento de baterias para veículos elétricos.

A Power Solutions, levou sua tecnologia de carregadores de veículos elétricos.

Também nessa área, a Shreder, fabricante de luminárias também apresentou suas luminárias que também possuem um carregador para veículos elétricos.

A Fabricante de diversos componentes automotivos Bosch também esteve presente com seus carregadores residenciais e empresariais, oferecendo também consultoria para implantação.

A Semikron esteve presente para apresentar seus diversos equipamentos eletrônicos para equipar veículos elétricos, como seus inversores de frequência.

Para encerrar, alunos da Universidade Mackenzie apresentaram seu carrinho elétrico que disputaram uma competição universitária desta categoria e ficaram em terceiro lugar entre as universidades brasileiras, indo também disputar nos Estados Unidos.  

Esse foi um pequeno apanhado do 11º Salão Latino-Americano de Veículo Elétrico.

Estamos apenas engatinhando nessa tecnologia que deverá dominar as ruas no futuro.
Mas o mais importante foi o conhecimento adquirido nesse maravilhoso evento, o qual nos ajudará nos futuros posts e no nosso trabalho de divulgar a mobilidade sustentável.

No comments:

Post a Comment