Friday, September 18, 2015

Uruguai aposta em energia limpa e veículos elétricos


O governo uruguaio lançou um plano de eficiência energética que busca reduzir em 45%, até 2024, o consumo de energia que o país tinha em 2012, segundo o projeto, que visa a multiplicar as fontes de energia renovável. 
O Plano Nacional de Eficiência Energética 2015-2024 toma como base comparativa o consumo do país em 2012, destaca o informe apresentado pelo Ministério da Indústria, Energia e Mineração. A estratégia central do Executivo é aplicar medidas que evite o consumo de energia, otimizando sua utilização. "O objetivo (é) alcançar uma meta determinada de energia evitada (não consumida) no período 2015-2024", destaca o texto.

O Uruguai, país importador de petróleo, tem, desde 2009, uma lei que promove o uso eficiente de energia e desenvolve também vários planos que promovem o uso de energias renováveis como a criação de parques eólicos - o país quer ser aquele que terá em 2020 a maior proporção de energia eólica em sua matriz energética - ou a obtenção de energia a partir de biomassa.

A iniciativa visa em particular a uma redução do consumo de energia em residências e transporte, através de uma aposta nas placas solares para aquecer a água (a metade no setor residencial) ou o uso de veículos híbridos. "No setor dos transportes pretende-se que até 2024, 8% da frota de veículos leves sejam de tecnologia híbrida ou elétrica", ressaltou o texto.

Se for considerado o uso potencial de gás natural para veículos leves, o percentual de veículos que poderiam usar fontes não tradicionais (diferentes da gasolina) sozinhas ou combinadas aumentaria a 16% do parque automotivo nesta categoria.

Atualmente, a proporção de veículos híbridos ou elétricos é marginal no mercado automotivo uruguaio, que teve forte crescimento nos últimos anos.

Postagem: Uruguai aposta em energia limpa e veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas
Origem: Yahoo Noticias Brasil

No comments:

Post a Comment