Plataforma colaborativa e multidisciplinar permite que as equipes trabalhem virtualmente nos projetos antes de iniciar a produção
A Dassault Systèmes, desenvolvedora de softwares 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), vai expandir seu programa educacional no Brasil através de parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo final é a produção de um carro elétrico para o projeto Fórmula SAE, usando as soluções da Dassault para impulsionar o projeto.
A empresa promoverá experiências próximas às da vida real de um engenheiro aos alunos , preparando-os tanto para a indústria quanto para o mercado de trabalho. Em última instância, a Dassault Systèmes quer ajudar na transformação da educação brasileira.
“Esta é uma importante iniciativa acadêmica por permitir aos alunos o acesso à tecnologia de última geração e a recursos utilizados por engenheiros da indústria em seu dia a dia”, afirma Luciana Correa, responsável pelo desenvolvimento de negócios para o setor acadêmico para a América Latina na Dassault Systèmes.
O pacote de licenças acadêmicas acordado com a UnB inclui o PLM Discover, baseado na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault. Integrada e com interface única, ele oferece recursos para desenho, simulações de produto e processos de manufatura. Com isso, as equipes desenvolverão virtualmente seus projetos antes de iniciarem qualquer produção. A plataforma Dassault Systèmes se apoia na colaboração e na multidisciplinariedade, permitindo o gerenciamento de toda a documentação, assim como as revisões de projeto, em equipe e à distância.
“É um projeto diferenciado que fortalece a formação de jovens”, exalta Henrique Gomes de Moura, professor da Universidade de Brasília. Entre os benefícios para os estudantes, Moura indica a inserção no contexto da engenharia de desenvolvimento no Fórmula SAE e os trabalhos que vão além do desenvolvimento do produto, incluindo metas, prazos, planejamento, definição de conceito e prototipagem, até chegar à produção do carro para a competição.
Fonte: IDG Now em 11/06/2015
No comments:
Post a Comment