Pista escorregadia, pneus gastos e chuva intensa podem causar acidentes sérios nas estradas ou na cidade. Saiba como se comportar e evitar que a sua viagem termine mal. E não é difícil se prevenir!
PREVENÇÃO
Antes de tudo dê uma olhada nos pneus. Pode até ser que à primeira vista, eles estejam aparentemente bons, mas você deve olhar o TWI como indicação do estado do pneus. Eles são ressaltos que ficam nos sulcos da borracha, e têm 1,6 mm de altura. Se eles estiverem no fim, não se arrisque a sair por aí com asfalto molhado.
MARCAS NO CHÃO
Em situações de chuva intensa, tente seguir o rastro mais seco deixado pelo carro que vai à frente.
VELOCÍMETRO
Quando a pista está encharcada a ponto de fazer poças o ideal é que você diminua a velocidade e vá aumentando aos poucos. Se começar a chover no meio do caminho, o procedimento deverá ser o mesmo.
ENTREI EM AQUAPLANE, E AGORA?
A primeira sensação da aquaplanagem é o barulho do motor pela patinação da tração e a direção ficar leve demais. Nesse momento você apenas tira o pé do acelerador e veja se sente os pneus no chão novamente. Quanto mais devagar, mais pesado fica o carro com relação ao solo e ele pode cortar essa lâmina de água.
PODE FREAR?
Caso a diminuição de pressão no acelerador não tenha surtido efeito, você pode dar pequenas pressões consecutivas no freio segurando firme a direção. Tudo para sentir se os pneus fazem contato com o asfalto de novo.
E NA CURVA?
A mesma suavidade dos pedais deve ser aplicada no volante, com movimentos repetitivos e leves em direção à curva. Movimentos bruscos pode provocar rodadas, afinal se o pneus voltarem a fazer contato com o asfalto com o volante virado além do necessário para a curva, será inevitável que o carro mude de direção repentinamente.
Fonte: Car and Driver Brasil
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