A Mini revelou nesta quarta-feira (26) a segunda geração do SUV Countryman, que será apresentado oficialmente durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, em novembro. O modelo ficou maior em todas as dimensões e recebeu uma inédita motorização híbrida.
Se o conceito Mini já era um pouco forçado para o Countryman quando ele surgiu no mercado, sua segunda geração o distancia ainda mais desta ideia. Isso porque ele ganhou 20 cm em comprimento, três em largura e surpreendentes 7,5 cm em distância entre-eixos, deixando-o com dimensões mais próximas de SUVs compactos "tradicionais", como o Audi Q3, por exemplo. Para se ter uma ideia, o Countryman agora conta com 4,30 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos (no Q3 tais medidas são 4,38 m e 2,60 m, respectivamente).
Não é a toa, portanto, que a Mini diz que o Countryman "cresceu significativamente em espaço", bem como em capacidade volumétrica do bagageiro, com 220 litros adicionais (totalizando em bons 450 litros de porta-malas, ou 1.309 litros, com os bancos reclinados).
Em termos visuais, a Mini também decidiu atribuir um aspecto mais convencional de SUV ao modelo. Sua silhueta condiz mais com um veículo deste segmento e o design ganhou ângulos mais pontiagudos, abandonando o semblante amigável arredondado de antes em virtude de um visual mais maduro.
Internamente, o Countryman segue o padrão adotado nos outros modelos da Mini, bem parecido com a geração anterior, repleto de botões por todos os lados e uma central multimídia de 8'' ao centro, cercada por uma iluminação de LED.
Como o SUV é feito sobre a plataforma UKL2 do Grupo BMW (que dá origem a outros Mini e ao BMW Série 2 Active Tourer, por exemplo), o Countryman é beneficiado pela possibilidade de obter um trem de força híbrido. E é exatamente o caso da inédita versão Mini Cooper S E Countryman ALL4 impulsionada por um conjunto formado pelo motor 1.5 tricilíndrico turbo de 136 cv (tracionando as rodas da frente) e um motor elétrico de 88 cv (rodando o eixo traseiro), resultando numa potência combinada de 224 cv e 39,2 kgfm de torque.
O sistema é híbrido plug-in, o que permite ao SUV rodar 40 km em modo puramente elétrico ou atingir velocidade máxima de 125 km/h impulsionado apenas pela eletricidade.
Obviamente, o Mini Countryman também terá opções convencionais de motores, como o 1.5 tricilíndrico turbo de 136 cv, o 2.0 turbo de 192 cv e, futuramente, o 2.0 turbo de 231 cv para a versão mais esportiva JCW. Ainda há alternativas a diesel para mercados como os Estados Unidos.
O novo Mini Countryman aparecerá pela primeira vez ao público no Salão de Los Angeles, em novembro, e chegará às lojas americanas em março do ano que vem. A Mini fabrica o Countryman atual em Araquari (SC) e deverá produzir a segunda geração do SUV no ano que vem.
Fonte: Carro Online
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