1. Porsche Panamera
O grande lançamento da Porsche no Salão de São Paulo é a segunda geração do Panamera, que substitui o modelo lançado em 2009. As linhas permanecem típicas do modelo, mas estão mais esportivas com o perfil de teto rebaixado em 20 mm na parte traseira e curva final das janelas mais baixa. No interior a Porsche reduziu em muito sua habitual profusão de comandos, levando mais funções para telas (uma delas, no centro do painel, com 12,3 pol) e painéis táteis.
2. Porsche Panamera
Os motores usam dois turbos. O Panamera 4S tem um V6 de 2,9 litros com potência de 440 cv e torque de 56,1 m.kgf, e o Turbo, um V8 de 4,0 litros com 550 cv e 78,6 m.kgf (na Europa existe ainda o 4S Diesel com um V8 turbodiesel, 422 cv e o impressionante torque de 86,7 m.kgf). Todos podem vir com tração integral e caixa automatizada PDK de dupla embreagem e oito marchas. O Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos ou 3,6 s com o pacote Sport Plus.
3. Porsche Cayenne S E-Hybrid
Primeiro carro híbrido com recarga externa (plug-in) da marca a ser vendido no Brasil, esse Cayenne combina motor V6 de 333 cv e um elétrico de 95 cv. Pode rodar só com eletricidade por 36 km ou operá-los em conjunto para melhor desempenho com baixas emissões. Com ambos, faz de 0 a 100 em 5,9 s e alcança 243 km/h. A transmissão é automática de oito marchas.
4. Porsche Cayenne S E-Hybrid
Para carregar a bateria basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110V ou 220V. O tempo para recarga integral chega a 10 horas, mas com carregador de 7,2 kW e plug industrial cai para pouco mais de uma hora. O Cayenne também recupera energia nas frenagens.
5. Porsche Macan GTS
O caçula também tem direito: o Macan recebe no Brasil sua versão GTS, já aplicada a tantos modelos da marca alemã. Em relação à opção de entrada S, o GTS tem potência 20 cv superior (passa de 340 para 360 cv no motor V6 de 3,0 litros com dois turbos) e torque ampliado em 4,1 m.kgf (de 46,9 para 51 m.kgf), o que o mantém abaixo dos 400 cv e 56,1 m.kgf do topo de linha Turbo.
6. Porsche Macan GTS
Com tração integral e transmissão de dupla embreagem, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos (5,0 s com pacote Sport Chrono) e atinge 256 km/h. O GTS diferencia-se do S também pelos freios, a calibração de suspensão, a altura de rodagem e as rodas de 20 pol. A Porsche adotou ainda novo sistema de entretenimento e faróis de leds.
7. Porsche 911
Sonho de consumo de multidões, o 911 traz ao Salão atualizações técnicas apresentadas no primeiro semestre. Foram aplicados motores turbo às versões Carrera, S, 4 e 4S, cupê e Cabriolet, assim como os modelos Targa. O Carrera tem motor boxer biturbo de seis cilindros com 370 cv (básico) ou 420 cv (S). O Carrera cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, e o S, em 3,9 s. A velocidade máxima subiu para 293 e 306 km/h, na ordem.
8. Porsche 718 Cayman
O Cayman acompanha o Boxster e adota motores turbo de quatro cilindros, ao lado do prefixo 718 em sua designação. O cupê estreia em duas versões: básica, com motor de 2,0 litros, 300 cv 38,7 m.kgf, e S, com 2,5 litros, 350 cv e 42,8 m.kgf. Também é inédito o fato de Boxster e Cayman terem potência igual, pois o cupê recebia motores mais vigorosos desde seu lançamento, em 2005.
9. Porsche 718 Cayman
Além dos 25 cv adicionais aos motores anteriores, aspirados e de seis cilindros, o 718 Cayman tem aumento importante de torque e está mais econômico. Com transmissão PDK de dupla embreagem e pacote Sport Chrono, o básico acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança 275 km/h, valores que passam a 4,2 s e 285 km/h no S.
10. Porsche Cayman GT4
O Cayman está no Salão também na versão de corridas GT4 Clubsport, a mais potente já feita do cupê. O motor de seis cilindros opostos, 3,8 litros e 385 cv lida com peso de apenas 1.300 kg. Outras alterações são diferencial traseiro autobloqueante mecânico, rodas de 18 pol com pneus lisos (slick), estrutura de proteção, banco de corrida e cinto de seis pontos.
11. Porsche 718 Boxster
Foi lançado em julho, mas certamente causará sensação o novo Boxster. A última versão do roadster de motor central-traseiro adota motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros, na versão básica, e de 2,5 litros na versão S em lugar dos aspirados de seis cilindros. No 718 básico a unidade fornece 300 cv e 38,7 m.kgf para 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 275 km/h. Já o Boxster S, com 350 cv e 42,8 m.kgf, apresenta 4,2 s e 285 km/h.
Fonte: Best Cars
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