Saturday, August 29, 2015

Henry Ford e Thomas Edison acreditavam no carro elétrico


O legado de Henry Ford para a indústria automotiva é indiscutível. Além defundar a fabricante queleva o seu nome e popularizar o automóvel como um meio detransporte, o empresário é considerado um dos homens mais importantes do século 20. Entre avanços como a linha de produção em movimento, Ford também foi um visionário do carro elétrico, que atualmente é visto como o futuro do setor, e chegou a investir milhões na Amazônia brasileira com objetivo de controlar também a produção deborracha utilizada nos pneus de seus carros.

Antes de fundar sua montadora, Ford trabalhou com Thomas Edison, de 1981 a 1899. O inventor americano incentivou o pupilo a criar a montadora, mas queria mesmo era desenvolver uma alternativa elétrica ao motor a combustão. Os dois desenvolveram por anos um modelo movido a baterias, quenunca chegou a ser lançado. O projeto era para ser concretizado em 1914, mas foi adiado, para o ano seguinte, e seguinte.

Em uma entrevista de 1914, Edison afirmava que o transporte do futuro das cidades americanas seria formado por uma frota de carros elétricos. No livro Friends, Family & Forays, Bryan R. Ford relata que o projeto foi descontinuado depoisde um incêndio misterioso no galpão de desenvolvimento e um desentendimento com relação ao tipo de bateria ser usado. A Ford teria investido, emvalores da época, cerca de US$ 1,5 milhão.

Publicado por Evaldo Costa - Verdesobrerodas
Carro elétrico – terra

No comments:

Post a Comment