Wednesday, August 5, 2015

Por que o veículo elétrico?

Todos estamos acostumados ao nosso bom (?) e velho carro movido a um motor à combustão interna. Então fazemos a pergunta, por que investir no veículo elétrico?

Como o assunto principal aqui nesse nosso espaço será o veículo sustentável (elétricos e híbridos), nada melhor do que começar colocando essa questão.
Eu gosto de começar algumas das minhas palestras com a seguinte pergunta: Qual a principal função do motor de um carro?
A resposta correta é intrigante: Esquentar o ar. 
Só a segunda função é gerar movimento para o veículo.

Futuramente teremos posts explicando o processo da combustão interna, mas agora vamos falar o porquê do investimento nos veículos elétricos e híbridos.

Basicamente, o processo de combustão transforma a energia química (Gasolina, álcool, diesel) em energia mecânica (movimento) + energia térmica (calor). Parte dessa energia térmica é usada para o funcionamento do motor, mas a maior parte é jogada fora.
Por causa da sua ineficiência, a energia térmica gerada é muito maior que a energia mecânica, ou seja, a maior parte do dinheiro gasto para encher o tanque é jogado fora.

Fora a desvantagem financeira, a reação de combustão gera gases poluentes. Nas grandes cidades a poluição é vista a olho nu. Alguns devem se lembrar que em São Paulo, o rodízio de carros começou não para controlar o transito, mas por que a poluição estava (e ainda está) fora de controle, então tiveram a brilhante ideia de restringir a utilização dos carros.
O veículo elétrico é mais eficiente em termos de utilização de energia, ou seja, a perda de energia é bem pequena, e não solta poluentes. Além do silencio do funcionamento. Ok, algumas pessoas gostam do barulho dos carros, mas no geral não deixa de ter uma vantagem.

Mas por que então a maior parte dos carros são à combustão?
Por que não há como armazenar energia elétrica suficiente para uma autonomia que se compare a um veículo tradicional.
Para isso, a indústria automotiva desenvolveu o veículo híbrido.

Mas o que é o veículo híbrido? Como funciona o motor a combustão? Na crise energética que vivemos, podemos ter veículos elétricos? Por que temos tão poucos veículos elétricos e híbridos em circulação? O Dollynho é realmente nosso amiguinho?

Essas e outras perguntas serão respondidas em posts futuros. Tá menos a última.

Fiquem à vontade para utilizar os comentários para sugerir os temas e pedir a ordem de assuntos a serem postados. O espaço é de vocês. Até lá.

No comments:

Post a Comment