Thursday, August 6, 2015

O veículo Híbrido

Segundo o dicionário Michaelis (Michaelis.uol.com.br em 06/08/2015 às 10:28):
hí.bri.do 

adj (lat hibrida ou hybrida) 1 Diz-se do indivíduo que resulta do cruzamento de dois genitores de espécies, raças ou variedades diferentes. 2 Derivado de fontes dessemelhantes. 3 Que está composto de elementos diferentes ou incôngruos. 4 Gram Composto de elementos provenientes de línguas diversas:Vocábulo híbrido, língua híbrida. sm Animal ou planta híbridos.


Um veículo híbrido então é um veículo que possui mais de uma fonte geradora de movimento “dessemelhante” (diferente).
Outro dia a minha mãe perguntou: Mas é um híbrido de que com o que?
O hibridismo veicular não é nenhuma novidade. Há “alguns” anos atrás, existia uma espécie de bicicleta chamada Mobilete, que tinha um pedal comum de bicicleta e um pequeno motor 2 temos que rendia 3 CV. Apesar de não ser o foco do nosso trabalho, é um bom exemplo didático de hibridismo, ou seja, duas fontes diferentes geradora de movimento: o motor à combustão 2 tempos e o esforço do piloto em pedalar. Em tempo, por ter um motor, a Mobilete era considerada um ciclomotor, e não uma bicicleta.
Explicada a origem do nome, vamos aos veículos que são nosso foco de estudo.
Um veículo híbrido típico é um veículo que tem dois motores: Um motor à combustão e um motor elétrico.
Ele foi desenvolvido por que o veículo elétrico não tem uma autonomia que nos permita utilizá-lo na sua plenitude, e carecemos de fontes de “abastecimento” de energia, limitando o seu carregamento a fontes residenciais ou instaladas no estacionamento do trabalho.
Essa combinação de motores é usada nas mais variadas formas. Existe o HEV, veículo elétrico híbrido na sigla em inglês e PHEV, Veículo elétrico híbrido Plug-in.
A diferença entre ambos é que o HEV só gera energia pelo motor à combustão. Você só coloca o combustível tradicional (gasolina, álcool e óleo diesel) e esse motor gera energia para carregar as baterias e essas alimentam os motores elétricos.
Já o PHEV recebe de fora tanto a energia elétrica como o combustível, ou seja, é um veículo elétrico com um motor à combustão.
Tanto em um como no outro, o funcionamento se divide em dois tipos:
Em um deles, o veículo só é movimentado pelo motor elétrico. O motor à combustão não fornece diretamente o movimento para os eixos de tração, mas alimenta o motor elétrico de energia. Esse modelo enfrenta apenas uma polêmica. Por não utilizar o motor à combustão para fornecer movimento e sim energia para o motor elétrico, alguns profissionais consideram-no como um veículo elétrico. Outros consideram como veículo híbrido, e outros um veículo eletrizado. Um exemplo desse tipo de veículo é o Volt da GM, que o considera um veículo elétrico.
Em um segundo tipo de veículo híbrido, o motor elétrico trabalha em paralelo ao motor à combustão. Em velocidades baixas (normalmente até 40 km/h) o veículo é movido pelo motor elétrico. Quando é necessária maior potência entra em ação o motor à combustão.
A partir daí eles novamente se subdividem. Em alguns tipos de veículos o motor à combustão é completamente paralelo ao elétrico, ou seja, só fornece movimento para o eixo de tração. O outro modo, o motor à combustão tanto fornece energia motora ao eixo de tração, como energia elétrica para o motor elétrico.
No Brasil nós temos à disposição no mercado apenas dois veículos híbridos: O Prius da Toyota e o Fusion Hybrid da Ford.
Esse assunto é bem amplo, então vou tratar em vários posts. Essa foi apenas uma introdução.

Seus comentários e e-mails me ajudarão a direcionar os assuntos dos posts futuros. Até lá.    

No comments:

Post a Comment