Sunday, August 30, 2015

Projeto veículo Elétrico de Itaipu


A Itaipu Binacional, em parceria com a Fiat e a Kraftwerke Oberhasli (KWO), controladora de hidrelétricas suíças, realiza um projeto ambicioso de desenvolvimento de um veículo elétrico que seja viável.

A frota é própria da Itaipu Binacional, que utiliza a sua estrutura energética para tornar o projeto autossustentável.
A assinatura dos parceiros foi feita em agosto de 2004 e o projeto está adiantado no que tange a know how de tecnologia e custos de fabricação.
Os turistas também podem fazer um passeio com os veículos elétricos pelas dependências da usina. Informações podem ser adquiridas pelo site: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/test-drive-veiculo-eletrico
Outras empresas também estão envolvidas no projeto, como distribuidoras de energia, entre elas a CPFL que tem um ambicioso projeto de desenvolvimento de veículos elétricos, a Renault, que colabora tanto com a Itaipu Binacional quanto com a CPFL, entre outras.

Assim escreve a Wikipedia sobre o projeto:

Itaipu e o Projeto VE

O Projeto VE consiste no desenvolvimento e pesquisa de veículos movidos a energia elétrica. Sediado em Itaipu, é composto por três grupos de trabalho para o desenvolvimento do Fiat Palio Weekend Elétrico (carro para uso urbano), Daily Elétrico (caminhão elétrico para pequenas cargas) e Granmini Elétrico (mini-ônibus elétrico) .

A iniciativa teve início com a assinatura de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela Itaipu e pela Kraftwerke Oberhasli (KWO), controladora de hidrelétricas suíças em 15 de maio de 2006. Desde então, reúne parcerias com a montadora Fiat, além de empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça.

No campo acadêmico, o projeto possibilita o intercâmbio de informações e conhecimentos entre institutos de pesquisas e universidades brasileiras, paraguaias e europeias, que agem como catalisadores para o desenvolvimento desta nova tecnologia. Além disso, o projeto VE proporciona a capacitação de profissionais e geração de emprego e renda.

O site do Projeto VE é: https://www.itaipu.gov.br/ve/

No comments:

Post a Comment