Em 2014, somente nas rodovias federais do Brasil, foram mais de 170 mil acidentes. Somado às fatalidades em municípios, estados e áreas urbanas, o custo chega a R$40 bilhões em gastos entre recursos policiais e tratamento das vítimas, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da Polícia Rodoviária Federal.
A falha humana é o principal motivo dos acidentes. A imprudência – causada pela mistura de drogas e direção, velocidade ou desatenção – é a principal causa das fatalidades. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, acidentes de trânsito matam aproximadamente 43 mil pessoas por ano. E o número de mortes nas estradas brasileiras aumentou 34,5% nos últimos 10 anos enquanto o de feridos subiu 50%. Desta forma, veículos guiados por satélites e com sensores de proximidade, além de outros sistemas automatizados de segurança, vão salvar vidas. Mas, ainda segundo o relatório, os benefícios não param por aí.
O tempo perdido no trânsito será utilizado para o trabalho, relaxamento ou entretenimento. Isso pode gerar um ganho global em mídias digitais equivalente a incríveis cinco bilhões de euros por cada hora que as pessoas passarão dentro de um carro, aponta o estudo da consultoria norte-americana McKinsey & Co. O tempo do tráfego será reduzido, visto que os carros transitarão de forma totalmente computadorizada. Mais espaço livre, pois as vagas estacionamentos públicos estarão otimizadas; apólices de seguro mais baratas; inclusão de deficientes físicos e visuais; etc.
A indústria automobilística já se transforma. Audi, BMW e Mercedes-Benz possuem carros com sistema de navegação automática disponível em determinadas regiões. Além delas, empresas de alta tecnologia da nova economia, como Google e Uber, já se movimentam para entrar no mercado.
Os veículos autômatos são uma realidade e, em apenas três anos, será possível vê-los trafegando lado a lado com o seu carro. Pelo menos é o que garante o bilionário Elon Musk, CEO de uma fabricante de carros elétricos, a Tesla Motors. "Em outubro lançamos um carro que terá piloto automático em todas as estradas e, em três anos, queremos lançar um totalmente autômato", indicou, em uma entrevista na Dinamarca, o empresário também conhecido por ser executivo da SpaceX – empresa privada de exploração espacial.
VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Carros autômatos reduzirão até 90% dos acidentes de trânsito
Publicado no Verdesobrerodas
Origem: Jornal de Brasília
No comments:
Post a Comment