Thursday, December 3, 2015

Fórmula E confirma categoria de corridas com carros autônomos para 2016

Segundo organizadores, a missão é mostrar que esse tipo de veículo "veio para ficar" e pode suportar situações extremas
Na última sexta-feira (27), a Fórmula E, competição de automobilismo que utiliza carros movidos exclusivamente à energia elétrica, anunciou que uma nova categoria fará parte do campeonato em 2016. Conhecida comoRoborace, ela consistirá em corridas com veículos autônomos capazes de atingir velocidades superiores a 300 km/h.

A ideia surgiu de uma parceria com uma empresa chamada Kinetik. Por ora, já são dez equipes confirmadas no novo torneio, e cada uma delas terá dois carros a sua disposição para competir nos mesmos circuitos de rua nos quais os eventos da Fórmula E acontecem. Como não há pilotos, o diferencial de cada time estará no desenvolvimento de melhores algoritmos e melhor inteligência artificial para percorrer os caminhos de forma mais rápida, em corridas que terão duração de uma hora.

Roborace tem como objetivo principal cobrir os espaços deixados por uma categoria anterior, a School Series, na qual jovens competiam em carros elétricos menores. Além disso, a nova categoria quer dar suporte ao desenvolvimento da área de inteligência artificial para carros autônomos, que cresceu muito nos últimos anos.

Segundo os organizadores da Fórmula E, a missão é demonstrar que os carros elétricos e autônomos vieram para ficar e também podem operar em situações extremas. A crença é a de que existem talentos independentes no mundo que podem contribuir com a iniciativa - e é por isso que uma das equipes de competidores será formada por um grupo de entusiastas e experts em software e tecnologia de diversos países.

A categoria também está aberta às empresas e organizações que quiserem botar à prova seu potencial criativo e competitivo. Mais detalhes sobre a Roborace serão divulgados no começo do ano que vem, antes do início da temporada da Fórmula E.
Fonte: Quatro Rodas em 30/11/2015

No comments:

Post a Comment