Sunday, December 13, 2015

Volvo Bus Latin America e Ericsson lançam gestão de tráfego de ônibus urbanos de olho na América Latina - Jeito latino com visão nórdica

Volvo Bus Latin America e Ericsson lançam gestão de tráfego de ônibus urbanos de olho na América Latina - Jeito latino com visão nórdica
Desenvolvido pela Volvo e pela Ericsson, ITS4Mobility América Latina quer dar “cor local” à gestão de ônibus urbanos
Gerenciar com inteligência o transporte coletivo é um desafio para todas as grandes metrópoles mundiais. No Brasil, alguns fabricantes de chassis para ônibus oferecem soluções para gerenciamento de frotas. É o caso da Volvo, que já disponibiliza no mercado nacional há alguns anos o ITS4Mobility, uma solução global utilizada em vários países da Europa, no Canadá e na África do Sul. Agora, a marca sueca se associou à empresa de softwares compatriota Ericsson para lançar o ITS4Mobility América Latina. O novo sistema de gerenciamento de frotas já está em utilização na Rede Municipal de Transporte Coletivo, consórcio que reúne empresas de ônibus goianienses, e deve ser oferecido em breve a outra metrópoles latino-americanas. 
A proposta do ITS4Mobility América Latina é conectar tanto os operadores de transporte quanto os passageiros com os sistemas de transporte urbano por ônibus em tempo real, para aprimorar a eficiência e a segurança, além de reduzir custos operacionais. A customização do ITS4Mobility desenvolvido na Suécia para a América Latina foi feita por profissionais de pesquisa e desenvolvimento no Centro de Inovação da Ericsson localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo. A intenção é atender as necessidades do mercado latino-americano com a mesma tecnologia utilizada no produto global.
A versão latino-americana do ITS4Mobility será oferecida comercialmente pela Volvo e pela Ericsson. A empresa de software será responsável pela implementação, suporte e manutenção da solução. Além de atender melhor as necessidades das cidades da América Latina e Caribe,  a customização do sistema visa oferecer mais agilidade no suporte aos gestores públicos e operadores de transporte. “Sistemas de transporte inteligente demandam a integração das tecnologias da informação e comunicação com a infraestrutura de transporte existente. Esse acordo é um exemplo da transformação positiva que acontece no setor de transporte”, afirma Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústrias e Sociedade da Ericsson América Latina. 
O ITS4Mobility América Latina passa a ser uma das soluções oferecidas dentro do Programa Volvo de Mobilidade, desenvolvido por meio de workshops locais com autoridades, empresários e formadores de opinião, em cidades de médio e grande porte. O programa oferece uma metodologia para implementação de sistemas de transporte eficientes, para facilitar o desenvolvimento de sistemas de transporte público nas cidades latino-americanas. 
Nas instalações da Rede Municipal de Transporte Coletivo, na capital goiana, é possível verificar como o ITS4Mobility América Latina permite que os gestores de transporte acompanhem a circulação da frota em tempo real. O sistema informa se os ônibus estão circulando de acordo com o planejado, na frequência adequada, nos horários certos e dentro das rotas previamente definidas. Possíveis desvios ajudam a identificar pontos críticos e viabilizam  um melhor planejamento da operação, para aumentar eficiência e reduzir custos. “O sistema agrega inteligência à gestão da frota em tempo real, permitindo uma tomada de decisões com eficácia e de forma embasada. Além disso, garante a precisão das informações oferecidas aos passageiros”, afirma Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin America. Segundo a Volvo, o ITS4Mobility é o único sistema na América Latina que possui a conectividade de 100% dos veículos de forma estável, além de ser a única solução global já regionalizada e implementada no Brasil. “Estudo recente feito no Brasil pelo Ericsson ConsumerLab mostra que os usuários querem informações mais atualizadas e interativas sobre o seu trajeto”, complementa Jo Lindstad, da Ericsson.
Um dispositivo eletrônico instalado nos ônibus dá aos operadores de transporte acesso a dados como tempo de percurso, pontualidade dos veículos, quantidade de ônibus nos trajetos e velocidade média por linha e viagem em tempo real. Já os usuários do transporte público têm acesso, também em tempo real, aos horários de chegada dos ônibus em totens nos terminais ou em pontos estratégicos. Além disso, através de aplicativos para smartphones ou contato telefônico via call center, podem se informar sobre o horário do próximo ônibus e do seguinte, para planejar melhor o tempo de deslocamento. De acordo com a Volvo, o sistema ITS4Mobility América Latina pode ser modulado de acordo com sua necessidade de gestão e operação do sistema. Além disso, é compatível com ônibus de qualquer marca, VLT, trens e barcos. 
Fonte: Motor Dream em 12/12/2015

No comments:

Post a Comment