O Grupo Volkswagen está focado em desenvolver veículos elétricos. A estratégia visa atenuar os efeitos da crise do escândalo dos carros a diesel que aflige a companhia desde setembro. Em entrevista à Bloomberg, Herbet Diess, chefe de marcas do Grupo Volkswagen, revelou que o plano da companhia é criar uma nova arquitetura elétrica para seus carros.
Além da motivação "moral", Diess comentou que a queda nos custos de produção dos carros elétricos e nos extensores de autonomia contribuiu para a decisão do conglomerado tornar este tipo de veículo como norte para os próximos anos. "Estamos desenvolvendo uma arquitetura especial que prevê a instalação de baterias planas. Isto será um marco para nós", afirmou.
As vantagens da baterias planas são, principalmente, a possibilidade de diminuir o peso do componente e, basicamente, acoplar a bateria ao assoalho do carro, o que também contribuiria para a melhor distribuição do peso do veículo. Além disso, esta configuração facilitaria tecnologias de recarregamento por indução, tendência do futuro.
O executivo não revelou, contudo, qual será o carro a estrear a nova plataforma elétrica. Entre os principais candidatos, podemos pensar nos Volkswagen e-up! ou e-Golf, dois exemplos bem sucedidos para a marca.
Outro forte candidato a receber as novas baterias planas do Grupo VW será o substituto do sedã luxuoso Phaeton. A Volkswagen informou (também à Bloomberg) que a produção do modelo será suspensa devido à baixa procura na Europa. Ao que tudo indica, a fábrica exclusiva do Phaeton na Alemanha será preparada para produzir um novo carro elétrico em substitução ao sedã. No entanto, a marca não descarta criar uma nova geração do Phaeton a partir de 2020 (que poderá ser elétrico também).
Fonte: Carro Online em 17/12/2015
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