Wednesday, December 23, 2015

Matriz Energética brasileira

Para que tenhamos uma estrutura adequada para recebermos os veículos elétricos, também temos que ter uma Matriz Energética que atenda.
A geração de energia deve ser barata e não poluente. Não adianta dirigirmos veículos ambientalmente amigáveis que utilizam uma energia gerada de forma suja.
Com isso vamos ver um pouco das principais formas de geração de energia:

1- Hidrelétrica: Bingo, um pais tropical com bastante água (menos do que antes, é verdade) não poderia ser baseado em outra forma de geração de energia. A Energia vinda das usinas hidrelétricas representa aproximadamente 78% da nossa matriz energética. A maior usina é a de Itaipu, porém temos diversas usinas espalhadas pelo país que formam a nossa rede de energia hidrelétrica.

2-Termelétrica: Pasmem, a segunda forma de energia mais gerada no Brasil é a Termelétrica.
Essas usinas são caras e poluentes. Elas queimam um combustível (pode ser carvão, bagaço de cana, etc) e com isso geram energia. Um país como o nosso deveria ter outras formas de energia na segunda colocação.

3- Eólica: O Brasil está acordando para a energia Eólica, a energia gerada pelos ventos.
Essa é uma forma de energia que está crescendo e em breve deve ser mais significativa. Um país com a quantidade de ventos que nós temos (e nem é preciso estocar) não pode ter uma representatividade tão pequena desse tipo de energia.

4- Nuclear: Muita gente é contra termos alguma usina nuclear, mas na minha opinião ter um volume pequeno na nossa matriz energética é importante pelo conhecimento científico. A energia nuclear ocupa aproximadamente 1% da nossa matriz, e está de bom tamanho.

5-Solar: Pasmem de novo. A energia solar que deveria ser a segunda maior da nossa matriz energética é praticamente desprezível no nosso país. O sol brilha para todos e poderíamos muito bem utilizá-lo para gerar muita energia. Cada casa ou empresa poderia ter algumas células solares que já a atenderiam pelo menos em parte. É aqui que precisamos crescer mais.

Abaixo, uma interessante reportagem sobre uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que permite que o usuário possa gerar a sua própria energia e vender o que não utilizar para o sistema. Aí mais uma boa aplicação para a energia solar.

A partir de 2016, você poderá vender energia feita em casa

Vamos ainda tratar muito desse assunto. Vamos acompanhando.

Daniel Pimenta Arroyo

No comments:

Post a Comment