Monday, February 27, 2017

Euro NCAP anuncia os carros mais seguros por categoria

Órgão avaliou 18 modelos e adicionou testes com sistemas de frenagem automática e de detecção de pedestres

Toyota Prius em movimento na posição 3x4 de frente

Anualmente, o Euro NCAP aponta os veículos mais seguros por categoria na Europa através do prêmio batizado de “Best in Class”. O órgão de segurança realizou ao longo de 2016 testes com 18 veículos, sendo que apenas três modelos foram premiados como os melhores em sua classe frente aos seus concorrentes.
Entre os premiados como “Best in Class”, há o Toyota Prius na categoria de “carro familiar”, o Hyundai Ioniq como melhor “carro compacto familiar”, além do Volkswagen Tiguan, eleito como melhor “off-road compacto” de 2016. Nesse ano, os testes do Euro NCAP tiveram algumas alterações, indo além dos testes de impacto e adicionando avaliações para os sistemas de frenagem automática e de detecção de pedestres.

Hyundai Ioniq em posição 3x4 de traseira
Hyundai Ioniq (Divulgação/Hyundai)
O Prius atingiu classificação de 92% na proteção para adultos, 82% na proteção de crianças, 77% para pedestres e 85% para assistências de segurança. Já o Hyundai Ioniq alcançou na mesma avaliação 91%, 80%, 70% e 82%, respectivamente.
O Volkswagen Tiguan também foi bem e atingiu 96% na proteção de adultos, 84% para crianças, 72% para pedestres e 68% em relação a assistente de segurança. Mas vale lembrar: este Tiguan está uma geração à frente do que é vendido no Brasil.
Volkswagen Tiguan em posição 3x4 de frente
Volkswagen Tiguan (Divulgação/Volkswagen)
Para conceder o prêmio, é realizado um cálculo de soma ponderada das pontuações em quatro diferentes áreas de avaliação: ocupantes adultos, ocupantes crianças, pedestres e assistentes de segurança. Essa soma é usada como base para comparação entre os veículos de um mesmo segmento, considerando apenas os equipamentos de série.
Segundo o Euro NCAP, algumas categorias não puderam ser representadas por conta dos poucos veículos testados pelo órgão em 2016, o que culminou na premiação de apenas três modelos neste ano. Os carros avaliados em crash-tests pelo Euro NCAP são adquiridos pela organização, sem o envolvimento das montadoras – o que pode explicar a dificuldade em realizar mais testes.
Fonte: Quatro Rodas

No comments:

Post a Comment