Thursday, February 16, 2017

PROJETO QUER COLOCAR CARROS PARA RODAR EM TUBOS SUBTERRÂNEOS

CarTube tem o objetivo de solucionar o problema de congestionamento - pelo menos de carros autônomos e elétricos

CarTube (Foto: Reprodução)

A empresa inglesa PLP Architeture idealizou um projeto que promete acabar com os congestionamentos causados pelo excesso de carros nas ruas. Chamada de CarTube, a proposta consiste em uma rede de tubos subterrâneos que levariam carros autônomos - uma das grandes promessas do futuro - aos seus destinos. Assim, as ruas seriam ocupadas apenas por carros que não possuem a tecnologia, pedestre e ciclistas.

A probabilidade de um plano tão audacioso se tornar realidade é muito pequena, mas não é como se um problema como este não precisasse de medidas ousadas para ser resolvido. Inicialmente, o alvo da PLP para o CarTube são as cidades já conhecidas pelo grande tráfego de veículos, como Londres e Nova York. Os carros, além de completamente autônomos, deveriam ser elétricos para circular nos tubos.

A estrutura usaria um aplicativo para que o veículo seja chamado até onde está o passageiro e o levaria até seu destino, tudo isso usando inteligência artificial. Para seu funcionamento de forma eficiente, o CarTube posiciona os carros como cada um deles fosse uma vagão de trem. No vídeo divulgado, o esquema parece bom, mas, de acordo com o site Citylab, nem todo mundo acredita neste projeto.
Segundo planejadores urbanos, o problema do CarTube está em, mais uma vez, focar no movimento, e não nas pessoas. Se realizado, o projeto pode aumentar ainda mais alguns dos problemas atribuídos ao estilo de vida dependente dos carros. Isso sem contar a dificuldade de se encontrar espaço disponível no subterrâneo para estes tubos.

Veja um vídeo do projeto abaixo: 

No comments:

Post a Comment