Thursday, November 5, 2015

Compartilhamento de veículos elétricos


Todos nós conhecemos o compartilhamento de bicicletas, que pelo menos em São Paulo e no Rio de Janeiro, são patrocinados pelo Itaú e pelo Bradesco.
Você faz um cadastro e pode pegar uma bicicleta gratuitamente em um ponto pré determinado e devolver em um outro ponto. 
É uma bela iniciativa e muito prática.
Mas o que pouca gente conhece é o compartilhamento de veículos elétricos.
Parece estranho falar em compartilhar carros como vemos o compartilhamento de bicicletas, mas a ideia é bem simples e funciona da mesma maneira.
Você faz o seu cadastro no sistema, pelo aplicativo de celular destrava um veículo conectado a um carregador, e devolve em um outro ponto pré determinado pelo programa que também tem um carregador.
No Brasil esse sistema já está em funcionamento. O primeiro sistema desse tipo foi no Recife, como já noticiamos aqui: http://colunaautossustentabilidade.blogspot.com.br/2015/09/recife-disponibilizara-carros-eletricos.html.

No Rio de Janeiro também está em fase de planejamento um projeto de implantação de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos.

Aproveitando essa onda eu deixo aqui a minha sugestão: Quem sabe não possamos aproveitar essa estrutura de carregamento para disponibilizar o carregamento de veículos particulares utilizando o mesmo aplicativo de celular.

Fica a dica

2 comments:

  1. Sim, inclusive estamos com um post sobre esse tipo de serviço. Ele é diferente do intuito desse post. No Fleety você compartilha o seu carro particular e o car sharing citado nesse post é um serviço governamental, no qual veículos elétricos ficam disponiveis na rua para quem for cadastrado destravar pelo app, utilizar e devolver em um outro ponto da cidade. Obrigado pela colaboração.

    ReplyDelete