Para a maioria das pessoas, falar em veículo elétrico é uma
utopia, uma coisa que só dará certo no futuro.
Mas temos mostrado aqui nesse espaço exemplos de sucesso que
mostram a viabilidade deste segmento.
A maior preocupação hoje é a autonomia e a dificuldade de
recarga. Porém a autonomia dos veículos elétricos que temos nas ruas passam
tranquilamente dos 100km, o que para uso urbano é uma distância excelente.
Hoje então vamos falar de uma situação plenamente viável
para a adoção de veículos elétricos: As frotas empresariais.
Toda empresa possui pelo menos um veículo. Isso considerando
um veículo de passeio. Muitas possuem um furgãozinho. Se for uma fábrica então,
possui pelo menos uma empilhadeira. Empresas com uma extensão grande de terreno
possuem veículos para transporte interno. Pronto. Em um pequeno parágrafo já
colocamos uma série de veículos que muitas empresas estão enquadradas. E todos veem
a quantidade de combustível que todos esses veículos consomem.
Pode até ser que algum desses veículos rodem mais de 100km.
Mas não creio que seja a regra.
Para os veículos de passeio, já temos em projetos piloto os
veículos Zoe da Renault e o Leaf da Nissan. Esses veículos podem tranquilamente
substituir com mais conforto e economia os veículos de uso diário, hoje muito
comuns o Gol e o Uno. Algumas empresas possuem frotas de veículos populares
para uso dos seus funcionários. Mesmo veículos superiores podem ser substituídos
pelo Leaf e pelo Zoe. Para níveis maiores de sofisticação, a Renault também tem
o Fluence. Lembrando que teremos um post em breve explicando melhor a gama de
veículos elétricos da Renault.
Muitas empresas também possuem um furgãozinho para
transportes de cargas. Tipo uma Fiorino. Para esses casos, a Renault dispõe do
Kangoo Zero Emission, que também é completamente elétrico.
A chinesa BYD, dispõe de uma empilhadeira elétrica, que
substiui as tradicionais empilhadeiras a GNV. E para transporte interno de
pessoal na fábrica já citamos os famosos carrinhos de golf, que não servem só
para golf, assim como pequenos veículos para transporte de carga.
Para essa maravilha de mudança nos ativos móveis das
empresas, é claro que devemos pensar nas formas de recarga.
Claro que não teremos como ficar reabastecendo na rua. Então
temos que pensar no investimento que é a instalação de carregadores. Dependendo
da quantidade de veículos que a empresa passa a usar e se eles se carregam ao
mesmo tempo (durante a noite, por exemplo), define-se a quantidade de
carregadores que serão instalados.
O valor de combustível que costumava ser utilizado nos
veículos é substituído pelo valor de energia elétrica, que é muito menor. A
economia vale o investimento nos veículos e na instalação dos carregadores.
Um próximo passo pode ser dado instalando os carregadores
atrelados a células solares, o que fará com que o valor de recarga passe a ser
apenas o retorno do investimento.
Nesse post falamos apenas da economia que teremos ao
substituirmos a frota atual por uma sustentável, além disso ainda teremos os
ganhos com a preservação do meio ambiente, que está tão em voga.
Esse é um assunto muito vasto para um post, então colocamos
rapidamente um resumo de como tornar sustentável e mais econômica a frota de
veículos da sua empresa. Permaneço à disposição para ajudar no que mais for
necessário.
Daniel Pimenta Arroyo
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