O ano novo chegará com lançamentos, todos eles cheios de novas tecnologias. E cada vez mais você vai ouvir falar em carros com direção e assistência elétrica, faróis direcionais, motores elétricos nas rodas… mas a origem dessas inovações é muito mais antiga do que você imagina.
Um exemplo é o sensor de estacionamento: o conceito vem do Cadillac Cyclone, de 1959 (acima). O carro tinha um radar no para-choque, que detectava o veículo ou um obstáculo que estivesse à sua frente. Havia um alto-falante dentro do veículo e uma luz no painel de instrumentos – quando o carro se aproximava, a luz piscava e o motorista era alertado pelo som. Conheça outras tecnologias do passado:
Faróis direcionais – A ajuda para iluminar a curva já existe há muito tempo: em 1934, a marca Tatra, da Tchecoslováquia, estreava a tecnologia no modelo T77. Em 1995, o Citroën DS (foto acima) apareceu com o sistema.
Motores nas rodas – Você já deve ter visto por aí: uma das soluções encontradas pela engenharia para os carros híbridos é colocar motores elétricos nas rodas. A ideia é de Ferdinand Porsche, ainda em 1889, quando criou o Lohner Porsche Eletrocar, de tração dianteira, com um motor elétrico dentro de cada roda e bateria única.
Carro elétrico – Os primeiros projetos de carros elétricos surgiram no início dos anos 1800, mas foi em 1899 que as coisas começaram a mudar. O belga Camille Jenatzy construiu o La Jamais Contente (acima), um automóvel que mais parecia um charuto e bateu o recorde de velocidade da época ao alcançar 105 km/h.
Publicado em Verdesobrerodas
Fonte: revistaautoesporte
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