A participação dos veículos elétricos e híbridos no mercado automotivo brasileiro ainda é bem pequena. Esse problema não é apenas nacional, já que 95% dos veículos vendidos no mundo são movidos a combustão. Porém, alguns países como Japão, Alemanha e Estados Unidos já investem na infraestrutura necessária para o aumento da frota de veículos elétrico no futuro, com milhares de eletropostos para híbridos e elétricos.
No Brasil, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) realizou nesta quinta-feira (11) uma coletiva para divulgar o panorâma do setor de elétricos no país. Os principais objetivos da associação são: regulamentação da venda do chamado "combustível energia", redução de impostos sobre produtos industrializados (IPI), aprovação de infraestrutura para pontos de recarga e equiparação do imposto de importação concedido aos veículos elétricos para motos, scooters, bicicletas e componentes, afim de promover a indústria brasileira de veículos elétricos.
"Precisamos que a Aneel crie uma regulamentação de cobrança para os eletropostos, já que atualmente, quem paga a conta é o estabelecimento que tem o ponto de recarga instalado, como acontece no Posto Graal da Anhanguera", disse o presidente da entidade, Ricardo Guggisberg. "Os veículos elétricos e híbridos são essenciais para nossa sobrevivência", completou o executivo.
Outro ponto defendido pela entidade é a ajuda que os veículos elétricos podem dar para o programa Inovar-Auto, já que as montadoras que atingirem eficiência energética entre 15,46% e 18,54% podem receber descontos de até dois pontos percentuais no IPI e os veículos elétricos e híbridos tem eficiência energética entre 59% e 82%. As fabricantes, no entanto, preferem investir em outras soluções para se enquadrarem nas exigências do programa governamental, como downsizing, pneus verdes, start-stop em carros mais baratos, entre outras tecnologias que visam melhorar a eficiência energética de sua frota.
Porém, mesmo com todas as dificuldades que o setor enfrenta, houve alguns avanços importantes nos últimos anos: incentivo do BNDES aos ônibus híbridos e elétricos, que reduz a taxa de juros e amplia em 5 anos o prazo para pagamento; redução do IPVA para a categoria em três estados; redução do IPI para importação de veículos elétricos; isenção do rodízio da Capital paulista pra veículos elétricos e híbridos; entre outros.
E para seguir na luta pela popularização dos veículos elétricos, a associação enfrenta os seguintes entraves: falta de uma política pública com regras que estimulem o consumo, redução da carga tributária e regulamentação dos serviços de infraestrutura, que atualmente dificulta a competitividade dos elétricos.
Por conta de todas essas dificuldades, as opções de compra para o consumidor brasileiro são limitadas, já que o único 100% elétrico no Brasil é o BMW i3, que custa a bagatela de R$ 170 mil. No caso dos híbridos, os principais carros do mercado são: Ford Fusion Hybrid e Toyota Prius (ainda temos as opções da Lexus, o CT200h, e da BMW, o i8).
Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico
A primeira edição do movimento acontecerá no próximo dia 27 de agosto, com a intenção de mostrar à população as tecnologias dos carros elétricos, com a frota composta por diversos tipos de veículos elétricos que podem ser adquiridos no Brasil.
A primeira edição do movimento acontecerá no próximo dia 27 de agosto, com a intenção de mostrar à população as tecnologias dos carros elétricos, com a frota composta por diversos tipos de veículos elétricos que podem ser adquiridos no Brasil.
A concentração acontecerá na Praça Amadeu Amaral, no Paraíso, às 9h, com a saída marcada para às 10h, com o comboio seguindo pela Avenida Paulista, até o estádio do Pacaembu, na praça Charles Miller.
12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias
O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, com destaque para o lançamento do projeto Mobilidade Urbana Verde (MUV), cuja proposta e estudos preliminares foram realizados pela ABVE.
O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, com destaque para o lançamento do projeto Mobilidade Urbana Verde (MUV), cuja proposta e estudos preliminares foram realizados pela ABVE.
Além disso, o evento contará com mais de 20 palestrantes, 12 universidades com projetos expostos e espera receber mais de 7 mil visitantes. Em 2015, o evento movimentou R$ 30 milhões em negócios.
Fonte: Carro Online
No comments:
Post a Comment