Friday, September 30, 2016

NISSAN E ENEL LANÇAM PROJETO COM O INOVADOR CONCEITO VEHICLE-TO-GRID NO REINO UNIDO

Primeiro teste do conceito V2G (vehicle-to-grid) no Reino Unido. Veículos elétricos Nissan tornam-se plantas elétricas móveis que fornecem energia elétrica à rede

A Nissan, líder da indústria automotiva, e a multinacional energética Enel confirmaram hoje seus planos para lançar um importante teste do conceito vehicle-to-grid (V2G) – o primeiro que será realizado no Reino Unido. Os testes serão realizados com a instalação e conexão de cem unidades V2G em locais definidos em conjunto com proprietários particulares e de frotas dos carros elétricos Nissan LEAF e e-NV200. Com a possibilidade de ligar seus veículos ao sistema V2G, os proprietários de veículos elétricos Nissan terão a flexibilidade e a capacidade de vender a energia armazenada nas baterias de seus veículos de volta à rede elétrica nacional. Este anúncio dá seguimento à assinatura do acordo de parceria para V2G entre a Enel e a Nissan, em Paris, no mês de dezembro de 2015 durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP21) e o subsequente início, em janeiro de 2016, da instalação de 40 unidades V2G na Dinamarca.

O anúncio de hoje proclama o início de uma empolgante fase para o gerenciamento energético no Reino Unido. Os proprietários de veículos elétricos Nissan não apenas serão capazes de desempenhar um papel ativo na estabilidade da rede elétrica, obtendo uma fonte alternativa de renda, como também irão revolucionar a forma como a energia é fornecida à rede. Uma vez ampliada, a tecnologia V2G poderá se tornar um divisor de águas para os proprietários de veículos elétricos Nissan no Reino Unido, visto que se tornarão participantes plenos e ativos no mercado de energia do Reino Unido.

Paul Willcox, presidente da Nissan Europe, disse:

“O teste histórico de hoje no Reino Unido é um avanço significativo na gestão de energias renováveis, ajudando a moldar o futuro das indústrias, cidades e sociedades. A gestão inteligente da energia é um dos maiores desafios que todas as nações enfrentam rumo ao futuro, e é por isso que estes testes são tão fundamentais para avaliar a viabilidade do uso de fontes de energia mais flexíveis e diversificadas. Nós vemos os veículos elétricos Nissan como usinas elétricas móveis do futuro, uma infraestrutura energética autossustentável pioneira que ajudará a resolver os problemas de capacidade no futuro.”

“Esta é a primeira vez que isso será feito no Reino Unido, e permitir que os clientes vendam a energia de volta à rede que oferece um incentivo financeiro para escolher a opção sustentável.”

Este esforço é parte do compromisso da Enel e da Nissan para oferecer suporte a todo o ecossistema de veículos elétricos, indo além do carro em si e oferecendo novos serviços para a indústria de energia. Além disso, no futuro haverá um número crescente de veículos elétricos nas estradas e é vital que a tecnologia V2G seja implementada para garantir que a rede possa satisfazer o aumento da demanda de energia.

“Estamos empolgados com o lançamento deste projeto no Reino Unido”, disse Ernesto Ciorra, responsável pela área de Inovação e Sustentabilidade da Enel. “A instalação de nossa inovadora tecnologia de recarga bidirecional incentivará a integração dos fluxos de energia renovável não programáveis para a rede e ajudará na propagação da mobilidade elétrica no país, beneficiando o setor de energia e o meio ambiente, tendo também um impacto positivo no bolso dos proprietários de carros elétricos. O fato de que a Nissan escolheu a tecnologia de recarga da Enel para os testes no Reino Unido é a demonstração perfeita do potencial do sistema de recarga elétrica V2G do Grupo para revolucionar não só os transportes, mas também a forma como a distribuição de eletricidade funciona.”

As projeções da indústria mostram que em 2050 poderá haver o dobro de carros na estrada em relação à quantidade atual – um número impressionante de 2,4 bilhões. Desenvolver e gerenciar esse crescimento de forma sustentável para o mundo requer pensar de forma inteligente.

A Nissan, na qualidade de pioneira em veículos elétricos, ao lado da Enel, líder mundial em tecnologias de redes inteligentes e medição de energia avançada, estão analisando formas de se usar veículos elétricos para além da mobilidade tradicional. Os veículos elétricos Nissan serão usados para mais do que apenas ir do ponto A ao ponto B. Eles se transformarão em unidades móveis de energia limpa cuja energia não utilizada pode ser enviada de volta à rede para abastecer casas, escritórios, escolas e hospitais.

Steve Holliday, ex-CEO da National Grid, disse: “Na National Grid, nós olhamos constantemente em direção ao futuro, para garantir que tenhamos a capacidade de atender à demanda nacional de energia – é o nosso trabalho proteger a rede nacional de distribuição para o futuro. A rápida adoção de veículos elétricos é certamente positiva, mas poderá ser também um desafio se não planejarmos com antecedência. Um dos nossos cenários energéticos para o futuro indica que poderá haver até 700.000 veículos elétricos em 2020, demandando mais 500 MW de energia elétrica. É por isso que apoiamos tecnologias inovadoras e projetos pioneiros como este, que tem potencial para fazer uma diferença real na forma como gerenciamos a oferta e a demanda de energia. “

Atualmente, se todos os 18.000 veículos elétricos Nissan no Reino Unido fossem conectados à rede elétrica, eles gerariam o equivalente a uma usina elétrica de 180 MW. Se isso fosse ampliado em um futuro onde todos os veículos nas estradas do Reino Unido são elétricos, a tecnologia vehicle-to-grid poderia gerar energia equivalente a uma usina elétrica virtual de até 370 GW. Esta capacidade elétrica seria suficiente para abastecer o Reino Unido, a Alemanha e a França.

A tecnologia V2G permite que veículos elétricos sejam totalmente integrados à rede elétrica e ajudará a melhorar a capacidade da rede para lidar com a energia renovável, tornando as fontes renováveis ainda mais amplamente integradas e acessíveis. A infraestrutura de recarga V2G desenvolvida pela Enel dá a proprietários particulares de veículos elétricos e empresas com vastas frotas de veículos elétricos a oportunidade de criar usinas elétricas móveis integrando seus veículos à rede. O sistema funciona permitindo que os proprietários de veículos elétricos Nissan se conectem à rede para recarregar em períodos de demanda e tarifa baixas, com opção de usar a eletricidade armazenada na bateria do veículo em casa e no trabalho quando os custos são mais elevados, ou até mesmo reabastecer a rede, o que poderá gerar uma renda adicional para os proprietários de veículos elétricos.

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças na Europa mais amplas entre as fabricantes estrangeiras, empregando mais de 17.600 funcionários em operações locais de design, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, logística, e vendas e marketing. Em 2014, as fábricas da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 675.000 veículos, incluindo premiados crossovers, carros pequenos, SUVs, veículos comerciais e veículos elétricos, incluindo o Nissan LEAF, o veículo elétrico mais popular do mundo com 96% dos clientes dispostos a recomendar o carro a amigos. A Nissan agora oferece um grupo robusto de 23 modelos diversificados e inovadores na Europa com as marcas Nissan e Datsun.

Sobre a Nissan Motor Co., Ltd.

A Nissan é uma fabricante global com uma linha completa de veículos que vende mais de 60 modelos com as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No exercício de 2014, a empresa vendeu mais de 5,3 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,3 trilhões de ienes. A Nissan projeta, fabrica e comercializa o veículo completamente elétrico campeão de vendas em todo o mundo da história, o Nissan LEAF. A sede mundial da Nissan em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: ANSEA e Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem uma parceria com a fabricante francesa Renault com a aliança Renault-Nissan desde março de 1999.

Sobre a Enel

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos principais players integrados nos mercados mundiais de energia e gás. O Grupo Enel opera em mais de 30 países em 4 continentes, gerando energia com uma capacidade instalada líquida de cerca de 90 GW e distribuindo energia e gás através de uma rede de aproximadamente 1,9 milhão de quilômetros. Com mais de 61 milhões de clientes empresariais e residenciais em todo o mundo, a Enel tem a maior base de clientes entre as concorrentes europeias. A Enel é a maior empresa integrada de serviços públicos na Europa em capitalização de mercado e está entre as principais empresas de energia da Europa em termos de capacidade instalada e EBITDA reportado.

Fonte: Enel

No comments:

Post a Comment