Tour virtual permite conhecer os melhores museus automotivos espalhados pelos quatro cantos do mundo
Quase todos os principais museus automotivos do planeta ficam longe do Brasil, dificultando (e encarecendo) o passeio de quem planeja mergulhar na cultura do carro. Mas alguns desses lugares podem ser visitados sem você ter que sair de casa por meio do Google Street View. Confira abaixo os principais e as preciosidades escondidas em cada um deles - para acessá-los, basta clicar nos links sobre o nome dos museus.
Inaugurado em 2001, o Museu da Lamborghini, localizado nos arredores da fábrica da marca em Sant’Agata Bolognese (Itália), foi recentemente reformado para receber melhor os visitantes. O espaço ganhou também um novo layout para destacar mitos como o Miura, Coutach e Diablo. É possível ver ainda a rara picape LM 002, além dos modelos mais recentes como Murciélago, uma Gallardo de polícia e até conceitos, como o SUV Urus e o sedã Estoque.
Outro diferencial do museu da Lambo é que ele possibilita "entrar" dentro de alguns dos modelos expostos, permitindo uma experiência virtual ainda mais empolgante.
Além dos inúmeros carros, o museu da Porsche é um dos que possui a arquitetura mais bonita entre os apresentados nessa lista. De formas angulosas, o espaço aberto em 2009 na cidade de Zufenhausen (Alemanha) reúne todos os modelos que marcaram a história da marca, do pioneiro Porsche 356 ao eterno 911.
O local abriga protótipos de modelos polêmicos que salvaram as finanças da montadora, como Cayenne e Panamera, além dos carros de competição com as tradicionais cores da Martini Racing e os exemplares que correram em Le Mans. Vale destacar também a exibição de motores de embarcações e do V10 do Carrera GT.
Com cerca de 160 veículos expostos, o Museu da Toyota, instalado em Nagoya (Japão), não se restringe apenas a exibir os modelos da marca. Ele conta também com veículos de outras montadoras japonesas (com direto até a um rival Honda Civic de primeira geração), kei cars, além de automóveis de fabricantes alemãs e norte-americanas, como Mercedes-Benz 300 SL e Ford Thunderbird, entre outros.
Claro, há os modelos emblemáticos da Toyota, como a lenda do drift AE86, o espetacular 2000GT e o esportivo de dois lugares com motor central traseiro MR-2, sucesso de vendas nos Estados Unidos.
Quem é fã do esportivo símbolo dos Estados Unidos vai curtir navegar pelo Street View nesse museu. Localizado na cidade de Bowling Green, no Kentucky (Estados Unidos), o National Corvette Museum é aquele onde uma enorme cratera abriu e engoliu oito Corvettes de diferentes gerações em 2014. No entanto, todos os "Vettes" foram restaurados e o museu reformado para voltar a sua melhor forma.
Na área central estão juntos o Corvette ZR1 2009, Corvette Stingray 1971, além de outros que serviram de pace-car para as 500 Milhas de Indianapólis. Destaque ainda para a primeira geração do Corvette (1953) alocado em outro espaço, bem como a decoração com inspirações na Rota 66 e lanchonetes americanas.
Petersen Automotive Museum, possivelmente um dos museus mais completos e valiosos aberto ao público que se tem conhecimento no mundo. O grande espaço é recheado de ícones americanos, italianos, alemães e japoneses, das mais variadas décadas. O local conta também com exibição de motocicletas e até o Relâmpago McQueen do filme “Carros” em tamanho real.
Entre as infinidades de carros para ver, há o Ford T, Dodge Charger Daytona, Bugatti EB110, Ferrari 400 Superamerica, jaguar XJ220 até a presença de um Batmóvel – que apareceu nos filmes “Batman” (1989) e “Batman Returns” (1992).
Localizado na República Tcheca, na cidade de Miada Boleslav (ao lado da fábrica), o Museu da Skoda talvez não seja o mais popular dessa lista, mas é fato que seu acervo preserva bem a história de mais de 115 anos da marca. A fabricante iniciou sua história construindo bicicletas em 1895 e motocicletas quatro anos mais tarde, passando a produzir automóveis em 1905, muitos deles revolucionários e à frente de seu tempo.
Entre os modelos de destaque na mostra, há o Voiturette A (1905) com motor V2 de 1,0 litro e dois lugares, o bonito Popular Monte Carlo (1934), o clássico conversível Felicia (1959), o 110 R (1980) e até um Fabia Super 2000 — que competiu no Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2012.
Instalado na cidade de Hiroshima, no Japão, o museu da Mazda é mais um exemplo dos que ficam bem perto da fábrica da montadora. O tour virtual no Street View mostra desde triciclos comerciais — de quando a empresa iniciou suas operações - a esportivos, com destaque para o Cosmo Sport da década de 1960, seu primeiro modelo com motor rotativo, o inovador RX-7 e o roadster MX-5 Miata, um dos carros de maior sucesso da Mazda pelo mundo.
Além disso, há uma parede com uma linha do tempo ilustrando a evolução da Mazda de 1920 até os dias de hoje. Para quem curte automobilismo, é possível ver num espaço separado o mítico Mazda 787B, modelo vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1991 que contava com um motor rotativo 2.6 de 700 cv.
A Honda é uma das marcas que mais colecionam entusiastas pelo mundo. Quem não tiver a oportunidade de conhecer o seu museu, o Honda Collection Mall em Motegi (Japão), poderá curtir toda sua história através desse tour virtual. O espaço mostra dos modelos de competição da marca e até cortadores de grama, robôs, máquinas e motores de barcos.
Por lá, encontra-se também esportivos do calibre de Honda NSX, o roadster S2000, os primeiros Civic, bem como o histórico da marca no mundo das motocicletas. Com tradição no automobilismo, há a exibição do March Honda 812, NSX Le Mans e até o McLaren Honda MP4/5B pilotado por Ayrton Senna. A reportagem da QUATRO RODAS já visitou outro museu que a Honda mantém na Califórnia (Estados Unidos), que conta com modelos que fizeram sucesso no mercado norte-americano.
A escuderia que acabou se tornando fabricante de alguns dos supercarros mais rápidos já produzidos na história também possui seu museu. Localizado em Working (Reino Unido), junto à fábrica, o McLaren Technology Centre tem uma estrutura com paredes de vidro e um amplo ambiente. No lado de fora, há a presença do hiperesportivo McLaren P1 e um 650S Spider para recepcionar os visitantes.
Há ainda o emblemático F1, o carro mais rápido do mundo na década de 1990, além dos modelos de competição da equipe de Fórmula 1 da McLaren, com destaque para os McLaren Honda MP4 da década de 1980/1990 e os bólidos da parceria com a Mercedes-Benz.
Fonte: Quatro Rodas
No comments:
Post a Comment