Sunday, September 25, 2016

Híbridos da Toyota economizaram 25 bilhões de litros de gasolina


Qual o impacto ambiental da chegada dos carros híbridos, com motores a combustão e elétricos? A Toyota estima que, até 30 de abril deste ano, o uso de desse tipo de veículos significou uma redução de 67 milhões de toneladas a menos de CO2 na atmosfera.

Os engenheiros da marca também avaliam que apenas os seus modelos híbridos economizaram 25 bilhões de litros de gasolina, levando em conta a quantidade de veículos convencionais.

Por isso, a comemoração à chegada às ruas de mais um híbrido, consolidando o número simbólico de 9 milhões de unidades vendidos, em todo o mundo, até o último dia 30. Desse total, o Prius é o campeão de vendas, como 5,7 milhões de unidades: o que dá 63% de todos os modelos movidos com esta tecnologia.

Infelizmente, o Brasil – de governantes a consumidores – ainda não despertou para os efeitos positivos dessa tecnologia: apenas 783 Prius foram vendidos por aqui desde 2013.

Mas é preciso entender: até há pouco o governo cobrava taxa de importação e os preços, somando-se o alto custo da tecnologia, ficava nas alturas. Mesmo assim, a Toyota não desiste: vai lançar em Brasília, no começo do mês que vem, o novo Prius.

A iniciativa da marca japonesa começou em 1997, com o “Coaster Hybrid EV”. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez do Prius, primeiro veículo híbrido para passageiro do mundo a ser produzido em massa.

A Toyota se baseia na premissa de que veículos ecológicos só podem realmente ter um impacto significativo se forem utilizados em larga escala. Por isso, quer sair na frente no esforço para incentivar cada vez mais a utilização massiva da tecnologia híbrida. Tanto que trabalha para expandir o portfólio de veículos híbridos de forma a atingir vendas anuais de 1,5 milhão de carros, chegando à marca de 15 milhões de unidades emplacadas até 2020.


Publicado no Verdesobrerodas

Por Metrópoles conteúdo

No comments:

Post a Comment