Monday, September 12, 2016

Sistema de carregamento de carro elétrico por wireless fica 3 vezes mais rápido


Um sistema de carregamento elétrico por meio de conexão wireless com 20 kW de potência promete revolucionar a recarga de baterias de carros elétricos. Desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, EUA, a tecnologia apresenta eficiência 90% superior ao sistema atualmente em uso. 

Com a potência acima, o carregamento sem fio de 20 quilowatts permite reduzir o tempo de recarga da bateria de carro elétrico em três vezes. Equipado com inversor, transformador de isolamento, eletrônica de bordo e sistema de acoplamento, a tecnologia já está sendo testada com a potência de 10 quilowatts, mas os engenheiros querem alcançar 50 quilowatts.

O projeto permitirá que no futuro o carregamento sem fio de carros elétricos seja mais rápido e prático. Além disso, a maior potência proporcionará ainda mais rapidez na recarga e possibilitará no futuro que as estradas eletrificadas se tornem uma realidade. Com elas, os automóveis poderão recarregar-se enquanto se deslocam, podendo até retornar ao sistema a energia obtida com a desaceleração ou frenagem regenerativa. 


Atualmente já existem sistema de carregamento de energia por meio de trilhos energizados apenas quando o veículo passa por cima, evitando que pessoas possam ser eletrocutadas. No entanto, essa tecnologia exige um contato físico entre veículo e a linha de energia no solo. Em breve, o VLT do Rio de Janeiro funcionará dessa forma.


Publicado no Verdesobrerodas

Por Noticias Automotivas conteúdo

No comments:

Post a Comment