Você está acompanhando aqui no CARRO ONLINE como o Grupo Volkswagen está planejando eletrificar boa parte de seu portfólio para se livrar da má fama causada pelo escândalo do dieselgate, eclodido ano passado. Este plano contém a meta de lançar nas próximas décadas mais de 30 modelos elétricos e híbridos e, para isso, a companhia terá de aumentar suas opções de motores elétricos. Neste último final de semana, o site Autoblog divulgou informações sobre um novo motor elétrico do conglomerado.
Atualmente, o Grupo VW produz quatro motores elétricos: o EAQ 210, que equipa o VW e-Up! e gera 81 cv de potência e 21,4 kgfm de torque; o EAQ 270 do VW e-Golf, de 115 cv e 27,5 kgfm de torque; o DQ400e presente na gama dos Volkswagen Golf e Passat GTE e do Audi A3 e-tron, cuja potência é de 108 cv e o torque é de 40,8 kgfm; e, por fim, há o motor elétrico do Q7 híbrido, que produz 127 cv e 35,7 kgfm de torque. O quinto motor elétrico, segundo o site, será o DL382e.
A única informações revelada (e aparentemente confirmada) pelo Autoblog é que este novo motor terá 122 cv de potência e impressionantes 51 kgfm de torque. Na apresentação em que ele foi mostrado (como aponta a imagem acima), a nomenclatura Q5NF aparece embaixo do nome do motor, onde estão os nomes dos modelos que possuem o tal motor. Se seguirmos este raciocínio o Q5 pode se referir ao próximo Audi Q5 híbrido plug-in, mas não há nenhuma confirmação sobre este carro ainda.
O Q, de Q5NF, também pode se referir a "quer", que significa "perpendicular" em alemão, um termo geralmente usado pelo Grupo Volkswagen para denominar plataformas (como a MQB, por exemplo). Com isso, o novo motor DL382e pode ser equipado na nova geração do Tiguan GTE.
Seja qual for o modelo que ele vai estrear, o novo motor elétrico da Volkswagen será lançado juntamente com um novo (ou inédito) modelo do grupo -- e isso é uma certeza.
Fonte: Carro Online
No comments:
Post a Comment