Friday, October 16, 2015

A Mobilidade Sustentável em pauta

Amigos,
Há dois meses e meio estamos tratando sobre a Mobilidade Sustentável. A ideia inicial era ir explicando como funcionam os veículos elétricos e híbridos e também as formas de implantá-los.
Porém como tem surgido notícias interessantíssimas e mais o Salão Latino-Americano do Veículo Elétrico que abordou temas indispensáveis para para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Em resumo, podemos dizer:

-A nossa matriz energética é predominantemente hidrelétrica, como não poderia deixar de ser e lamentavelmente o segundo lugar é da energia térmica, cara e poluente.
A grande notícia é que a energia eólica que por enquanto é só de 5% na nossa matriz energética  está crescendo, e em breve ocupará um espaço maior.
A energia solar cresce a passos mais lentos, mas ela pode ser fundamental em residências e empresas para carregar os veículos e utilizar na própria rede interna.

-O governo ainda não enxerga a necessidade de dar incentivos aos veículos sustentáveis. Os impostos são maiores que para os veículos à combustão e por isso esses veículos ainda ficam caros.
Um primeiro passo foi dado pela prefeitura de São Paulo ao isentar os veículos sustentáveis do rodízio municipal e e da parte do IPVA que cabe à prefeitura.

-Poucos veículos estão à disposição do público. São o caso do Toyota Prius, BMW I-3 e BMW I-8, que já falamos em outros posts, e do Ford Fusion Hybrid, que em breve será foco de um post. Com mais veículos à disposição, principalmente Plug-ins, poderemos ter mais chances de termos uma infra-estrutura de recarga.

-O transporte público também está ganhando veículos sustentáveis como é o caso dos Trólebus da Eletra e da Mercedes-Benz, dos elétricos da chinesa BYD e dos híbridos da Volvo.

Esse foi um breve resumo do que falamos até aqui. aceito comentários, sugestões e dúvidas para que esclareçamos nos próximos posts.

Abraços a todos.

Daniel Pimenta Arroyo

No comments:

Post a Comment