Sunday, October 18, 2015

Governo Português investe 41,5 milhões de euros em programa de VEs

Mais carros elétricos, gestão partilhada de frota e renovação dos veículos ao serviço da administração pública para opções mais sustentáveis. Estas são algumas das linhas estratégicas do ECO.mob, o novo programa para a mobilidade sustentável na administração pública central, publicado esta semana em Diário da República. As autarquias poderão ser abrangidas, mas apenas de forma voluntária.
Programado para o período 2015-2020, com um financiamento de 41,5 milhões de euros, o novo programa vem associado a metas concretas para o Parque de Veículos do Estado (PVE). O Governo quer que, até 2020, entrem 1200 veículos eléctricos na frota, substituindo atuais veículos a combustão. Só este ano, por exemplo, está prevista a aquisição de 30 veículos eléctricos. Além disso, é esperada uma redução de emissões de CO2 na ordem dos 20%, para toda a frota, ao longo da implementação do ECO.mob.

A iniciativa do ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia está dividida em três eixos: tecnologia, gestão da mobilidade e comportamentos. Na componente tecnológica, além do programa de mobilidade eléctrica na administração pública – que permitirá o financiamento à compra de veículos eléctricos e instalação de pontos de carregamento -, estão também planeadas ações de promoção de uma frota mais sustentável. Compras públicas ecológicas, limite de emissões anuais nos novos veículos da frota e auditorias energéticas são os pontos em destaque para garantir um melhor desempenho ambiental do PVE.  O eixo tecnológico é, aliás, o que concentra a maior fatia do orçamento do programa, com 25 milhões de euros alocados.

Já no que concerne à gestão da mobilidade, são várias as ações planeadas pelo executivo. Promover práticas de car-sharing e carpooling dentro da frota do Estado surge como opção válida, a par da promoção de alternativas sustentáveis de mobilidade como a bicicleta. “A adesão a sistemas de bike-sharing são medidas inovadoras que potenciarão deslocações mais sustentáveis e que estão englobadas na linha de ação”, esclarece a resolução do Conselho de Ministros.

Antes disso, contudo, a ênfase está no planeamento. Serão desenvolvidos Planos de Mobilidade Sustentável para organismos públicos, baseados num estudo de caracterização das deslocações na Administração Pública. Além disso, está também programada a revisão do enquadramento legal do Parque de Veículos, assim como o desenvolvimento de sistemas de informação e ferramentas que dinamizem uma mobilidade inteligente por parte da frota do Estado.

Por outro lado, vão ser dinamizados, a nível comportamental, cursos de eco-condução, com sensibilização dos condutores para a mobilidade eléctrica, e guias de orientação para a mobilidade sustentável.

Com poupanças calculadas em 50 milhões de euros até 2021, o ECO.mob é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, pelo Fundo Português de Carbono e pelo Fundo para a Eficiência Energética.

Segundo contas do Governo, o parque de veículos do Estado ascendia, no final de 2014, a 26903 veículos. Com uma idade média de 14 anos, 68% dos veículos atuais tem mais de cem mil quilómetros. Quatro em cada cinco veículos da frota emitem mais de 130 gramas de CO2 por quilómetro.

Na apresentação oficial do programa, ontem, o ministro do Ambiente, Moreira da Silva, anunciou ainda que serão instalados 49 novos postos de carregamento para veículos eléctricos nas autoestradas e vias rápidas. 

Postagem: Governo Português investe 41,5 milhões de euros em programa de VEs
Publicado no Verdesobrerodas



Origem: smart-cities

No comments:

Post a Comment