Friday, October 9, 2015

Produção concentrada de baterias representa risco para as montadoras?

A montadora de carros de Luxo Audi AG revelou na quarta-feira, o seu primeiro carro totalmente elétrico capaz de rodar em torno de 520 quilômetros com uma única carga. Os fornecedores de baterias são as sul-coreanas LG Chem e Samsung SDI, dois dos três maiores fornecedores asiáticos, cada vez mais favorecidos pelos fabricantes de automóveis.
Atualmente, os fabricantes de automóveis estão escolhendo LG, Samsung SDI e Panasonic Corp. Os três estão emergindo como os primeiros vencedores em meio a uma mudança das companhias de carro que buscam maior autonomia de seus modelos elétricos.

A sua rápida ascensão como os principais fornecedores para os fabricantes de automóveis europeus, asiáticos e norte-americanos, é notável para uma indústria que normalmente insiste em reduzir os riscos, produzindo os seus próprios motores e evitando de todas as formas ficarem nas mãos dos fornecedores.
 
Em parte, os especialistas dizem que algumas empresas até agora têm mostrado que eles podem enfrentar o desafio da construção de baterias avançadas com a qualidade, peso e expectativas de custos que as montadoras demandam. Porém, a tecnologia está se movendo tão rápido que alguns fabricantes de automóveis estão investindo para dominar a tecnologia.

Claro, os carros elétricos continuam a ser um nicho de mercado em meio a uma falta de carga e outras infraestruturas, os altos custos de desenvolvimento e os baixos preços da gasolina. Mas, os regulamentos de emissões de poluentes pelo escape dos carros tanto na América do Norte quanto na Europa, têm incentivado a Audi e outros fabricantes a oferecerem ao mercado modelos totalmente elétricos. E eles estão pegando, em grande parte, as mesmas três empresas asiáticas para fornecer as baterias.

Esta semana, a empresa Lux Research Inc. previu que o mercado de baterias de veículos elétricos vai crescer de US $ 5 bilhões este ano para US $ 30 bilhões em 2020, com os três fornecedores dividindo a maior fatia do bolo. "Se olharmos para fora em um prazo de cinco anos, estamos olhando para Panasonic, LG e Samsung SDI que compõem cerca de 80% do mercado", disse Cosmin Laslau, um especialista em bateria com Lux Research. Neste ponto, alguns especialistas questionam se a produção concentrada de baterias representará representar riscos para as montadoras.

Empresas que antes disputavam contratos de veículos elétricos, incluindo a Johnson Controls Inc. e A123 Systems LLC, mudou de rumo depois de perder para os rivais maiores. Eles agora fornecer baterias menores para carros híbridos que combinam energia da bateria com um motor de combustão interna.

Do Japão a NEC Corp. continua a ser o provedor No. 2 de bateria para veículos elétricos, graças em parte ao seu contrato de fornecimento de baterias para o Leaf da Nissan Motor Co.. Este contrato parece estar em risco com base em recentes declarações de Nissan Carlos Ghosn, que indicou a próxima geração do Leaf poderá usar baterias LG.

"Abrimos a competição o nosso negócio de bateria, a fim de garantir que temos as melhores baterias", disse Ghosn em uma entrevista recente. "No momento, nós consideramos que o melhor fabricante de baterias é LG." Um porta-voz NEC se recusou a comentar sobre o assunto.
A Panasonic é a principal fabricante de baterias, fornecendo para a Tesla Motors Inc., Volkswagen e Ford Motor Co. Ela fornecia 38% das baterias dos veículos elétricos ao longo dos últimos 12 meses, de acordo com a Lux ela, provavelmente, continuará a crescer se as vendas da Tesla aumentarem, como tudo indica que ocorrerá. Aliás, a Tesla, tem objetivo de vender pelo menos 50.000 veículos este ano e 500.000 por ano até 2020, está construindo uma fábrica de baterias com a Panasonic em Nevada.

A LG Chem, no entanto, está surgindo com uma proposta arrojada e tem várias contratos com companhias de carro, podendo ultrapassar a Panasonic até 2020 caso se torne fornecedora do Leaf, já que a Tesla está aquém de suas metas de vendas e a previsão de crescimento significativo é para 2020.

A LG, possui 11% do mercado e conta com a General Motors Co., a Renault SA, Volvo Car Corp., Daimler AG e a VW como clientes. Algumas dessas empresas também usam baterias LG menores para híbridos plug-in, e em breve irá se mover para versões mais eficientes.

A GM atualmente conta com a LG para as baterias que alimentam o Chevrolet Volt, que alcança em torno de 80 quilômetros com uma única carga. Já o Chevrolet Bolt, a caminho do mercado, será capaz de alcançar um pouco mais de 330 quilômetros com uma única carga.

Postagem: Três fornecedores detém 80% do fornecimento de baterias
Publicado no Verdesobrerodas



Origem: wsj/vsr

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