Friday, October 2, 2015

Semana da Mobilidade e dia mundial sem carro

A Semana da Mobilidade é um evento que acontece em diversos países do mundo e objetiva que os cidadãos reflitam sobre a forma de se locomover na cidade.

No Brasil, a Semana da Mobilidade aconteceu entre os dias 18 a 25 de setembro e teve diversos eventos conforme pode ser visto no link http://semanadamobilidade.cetsp.com.br/programacao.html.
Existem diversas formas de nos locomovermos, seja a pé, de bicicleta, transporte público (ônibus, trem e metrô) ou mesmo taxi. Mas a forma como a maioria das pessoas prefere é mesmo de carro ou moto.
As grandes distâncias não podem ser percorridas a pé. Há alguns “atletas” que se arriscam a ir correndo ao trabalho, mas são exceção. A bicicleta é um meio excelente de transporte, mas é um risco muito grande pedalar entre os carros além do que nem todos estão dispostos a fazer esse exercício ou não tem como tomar um banho ao chegar no trabalho. A construção de ciclovias (não vamos aqui tratar se estão sendo feitas de forma correta ou não) tem colaborado, mas ainda não vemos os ciclistas saírem por aí pedalando, fora que no Brasil é perigoso você sair de casa de bicicleta e voltar sem. O transporte público é muito pouco eficiente aqui no Brasil, pouca malha metroviária e que não cobre de forma suficiente as cidades, ônibus lotados e lentos não nos motivam a deixar o carro em casa.
Um dos grandes sonhos do ser humano é comprar um carro. Não depender mais de transporte público ou mesmo o conforto ou o status de ter um carro faz com que pessoas de diversas classes sociais aumentem as estatísticas do mercado automotivo, seja comprando a vista ou com financiamentos a perder de vista. Esse aumento da quantidade de carros nas ruas faz com que o congestionamento e a poluição aumentem de forma desenfreada. Uma alternativa aos carros e mais barata tem sido as motos, porém também são poluentes e infinitamente mais perigosas que os carros, tanto pela facilidade de roubo como pela probabilidade de acidentes com vítimas.
Como forma de desincentivar o uso dos carros, foi criado o dia mundial sem carro. No Brasil não é fácil deixar o carro em casa, mas em outros países chaga a ser proibida a circulação de carros em alguns pontos, como em Paris que fecha o trânsito de carros na região central da cidade. Em cidades da China, o dia mundial sem carro chega a ser nítida a diferença na qualidade do ar, que pode ser vista a olho nu.
Eu costumo comparar o dia mundial sem carro àquela pessoa que vai todos os dias em fast foods, e quando vê que precisa emagrecer passa um dia sem comer absolutamente nada e no dia seguinte continua indo aos fast foods. Não adianta deixarmos o carro em casa por um dia.
As formas que podemos utilizar para nos locomover podem ser mais amigáveis ao meio ambiente. Como temos tratado aqui neste blog, a utilização de veículos híbridos e elétricos é a melhor forma de diminuir a emissão de poluentes sem a necessidade de deixar o carro em casa. As distâncias percorridas em média pelo cidadão comum são plenamente compatíveis com a autonomia dos veículos elétricos e os veículos híbridos são bem menos poluentes que os tradicionais sem apresentar o problema da autonomia.
Para quem não quer ficar pedalando, já temos diversas empresas no Brasil fabricando bicicletas elétricas que podem povoar as nossas recém-inauguradas e pouco utilizadas ciclovias.
Basta a conscientização da nossa população para o uso e dos nossos governantes para diminuir a carga tributária desses veículos. Não adianta ficarmos refletindo durante uma semana do ano sobre a forma de nos locomovermos e deixar o carro em casa durante um dia e continuar poluindo o ambiente nos outros 364.
Essa é a reflexão que eu quero deixar para vocês leitores que me acompanham nas minhas postagens e acreditam na verdadeira mobilidade sustentável.

No comments:

Post a Comment