Saturday, October 31, 2015

Goodyear apresentou seu pneu conceito que geraria energia para abastecer carro elétrico






    A Goodyear lançou no Salão de Genebra dois conceitos que trazem à tona a questão do futuro da mobilidade. Seu principal projeto, chamado BH03, gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor da deformação do pneu em contato com o solo para poder abastecer veículos elétricos e híbridos. O outro projeto, nomeado de Triple Tube, é um pneu de três camadas internas, localizadas abaixo da banda de rodagem, e que se ajustar automaticamente e por conta própria em três posições diferentes, de acordo com as condições do pavimento da estrada e modo de dirigir do condutor.

    Segundo Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear, esses lançamentos mostram os rumos futuros da companhia. “Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro, em que os nossos produtos se tornem cada vez mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis”, afirmou o executivo no evento, que completou dizendo que apesar de serem conceitos para o futuro, esses pneus representam aspecto essencial da estratégia de inovação da companhia.

PNEU ELÉTRICO

    A Goodyear, na onda atual dos veículos elétricos e debates sobre o futuro da mobilidade, desenvolveu em seu centro de inovação, em Luxemburgo, o pneu que gera energia elétrica para abastecer as baterias do trem-de-força híbrido e também de outras tecnologias a bordo. Esse conceito gera eletricidade transformando o calor do rolamento e atrito do pneu com o solo e também a partir do material piezoelétrico, que transforma a pressão que é gerada da deformação da estrutura do pneu quando o veículo se movimenta.




    Para Jean-Pierre Jeusette, diretor-geral do Centro de Inovação da Goodyear e desenvolvedor deste conceito, o conceito vai proporcionar inspiração para um produto a ser vendido no futuro. “Preocupações sobre energia e meio ambiente nos levaram a desenvolver este pneu-conceito que produz energia. Toda ideia futurista começa com um desafio para a sociedade, que pretendemos abordar enquanto trabalhamos para construir um futuro melhor”, comentou.

PNEU ADAPTATIVO



    O Triple Tube é um pneu que infla e esvazia com base nas condições da estrada para proporcionar melhor desempenho e versatilidade para os motoristas e permite que o pneu prepare automaticamente a forma que precisa ter antes de entrar em uma curva ou enfrentar pistas molhadas, por exemplo.





    São três as possibilidades de formatos diferentes. Posição ecológica/segurança: oferece menor resistência ao rolamento por meio da distribuição otimizada de rigidez. Também oferece melhor frenagem em piso seco por proporcionar maior área de contato do pneu com o asfalto. Posição esportiva: oferece aos motoristas melhor manobrabilidade em piso seco por meio de maior contato com a superfície usando uma forma cônica ativa. Posição de piso molhado: oferece alta resistência à aquaplanagem, por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu, o que aumenta o seu diâmetro, resultando em uma pegada estreita e comprida.

    O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras de ar individuais. As múltiplas câmaras de ar proporcionam maior mobilidade, pois, se uma delas furasse, o motorista ainda poderia continuar sua viagem. Finalmente, a parede lateral do Triple Tube pode ser personalizada para atender à aparência do raio e do aro de seu fabricante de equipamento original.

    A composição do pneu-conceito Triple Tube também é totalmente sustentável e feita com sílica derivada de cinza de casca de arroz, uma tecnologia já anunciada pela Goodyear em 2014.

     A Goodyear afirma que os conceitos BH03 e Triple Tube são desenvolvimentos de “conceitos puros” e não serão produzidos.



Fonte: http://www.carroseletricosnews.com.br/

Origem: AutomotiveBussiness

No comments:

Post a Comment