Carros elétricos e híbridos plug-in (de carregamento na tomada) terão desconto na Alemanha. Com o objetivo de elevar as vendas de automóveis de propulsão alternativa, o governo alemão e as montadoras chegaram a um acordo que vai reduzir em 4 mil euros (cerca de R$ 16 mil) o preço dos elétricos e em 3 mil euros (R$ 12 mil) o valor dos híbridos.
Além dos incentivos aos compradores, governo e montadoras deverão também investir 300 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) na implantação de uma rede de recarga, entre 2017 e 2020.
As vendas de automóveis na Alemanha estão na casa de 3 milhões de unidades por ano, mas apenas pouco mais de 30 mil carros elétricos foram comercializados no país até hoje.
O bônus deve entrar em vigor já no mês que vem.
O valor investido no projeto, estimado em 1,2 bilhão de euros (R$ 4,8 bilhões), e rateado em partes iguais entre governo e fabricantes, é parte de um plano da chanceler alemã Angela Merkel, de criar subsídios para elevar a 1 milhão o número de carros elétricos rodando nas ruas até o fim desta década.
Resta saber se o objetivo será alcançado, já que, mesmo com os incentivos, veículos elétricos ainda serão significativamente mais caros que carros de propulsão convencional. O compacto BMW i3, por exemplo, custa a partir de 34.950 euros na Alemanha, mais caro que o 318i (30.500 euros), que é bem maior.
Adicionalmente, ainda resta a questão da "ansiedade da falta de carga", que acompanha quem dirige automóveis puramente elétricos. Afinal, mesmo na Alemanha, os pontos de recarga ainda são restritos.
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