- Conceito Vision Next 100 celebra marco e antecipa próximos 100 anos da BMW
O grupo restrito de fabricantes de veículos que estão no mercado há 100 anos ou mais, de forma contínua, aumentou neste mês de março com a entrada da BMW.
Além da "novata" alemã, formam o clube, em ordem alfabética: Alfa Romeo, Aston Martin, Audi, Buick, Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat, Ford, Lancia, Mercedes-Benz, Maserati, Opel, Peugeot, Renault, Rolls-Royce, Skoda e Vauxhall.
Esta seleção da Coluna tem critérios próprios, pois considera marcas (entre mais de 1.000) fundadas há 100 anos ou mais tendo vínculo com a mobilidade desde o início e que estão produzindo.
Vauxhall, por exemplo, começou fabricando bicicletas. Maserati, fundada apenas como oficina, só produziu carros de competição antes de seu primeiro modelo para as ruas em 1946. A própria BMW iniciou com motores de avião e apenas em 1929 lançou o primeiro automóvel. A Audi, como marca, teria menos de 100 anos por outras referências.
BMW + Mercedes?
A empresa alemã Bayerische Motoren Werke, fundada em Munique, em 7 de março de 1916, mostra uma história bem curiosa.
Especialista desde o início em automóveis caros sofreu bastante após a 2ª Guerra Mundial em uma Alemanha arrasada que se erguia aos poucos nos anos 1950.
Para sobreviver, em 1957 passou a fabricar o minúsculo Isetta, sob licença dos italianos da Iso, o mesmo modelo em formato ovalar e de única porta produzido no Brasil a partir de 1956 pela Romi. O preço era acessível, mas não sustentava a marca BMW, nem a divisão de motocicletas.
Procurou, assim, a próspera Daimler-Benz, fabricante também de caminhões e ônibus, veículos essenciais para reconstrução da Alemanha e da Europa.
Organizou-se uma assembleia de acionistas em que a família Quandt, dona da BMW, ofereceu ao concorrente a venda do controle.
Aprovado o negócio, faltava redigir a ata e colher assinaturas, então um processo lento. Herbert Quandt resolveu pensar melhor e, em 1959, desistiu do negócio.
Conseguiu levantar capitais para sanear as finanças e lançou um modelo pequeno próprio, o BMW 700. Depois se seguiu uma trajetória surpreendente.
Século da conectividade
Atualmente, o grupo é dono da Rolls-Royce, da Minie da submarca i, responsável por elétricos e híbridos plugáveis em tomadas. Chegou à liderança do mercado mundial de veículos premium em 2014.
Para comemorar o centenário a marca apresentou o carro-conceito BMW Vision Next 100, visando ao futuro da mobilidade. É um cupê-sedã de linhas esportivas, adaptável ao que vier em termos de tecnologia.
No modo Boost pode ser conduzido pelo motorista ou de forma totalmente autônoma. Há um segundo modo, Easy, que recolhe volante, console central, encostos de cabeça e painéis das portas para que motorista e passageiro fiquem sentados frente a frente, sem nenhuma preocupação até chegar ao destino.
A empresa sabe que o modelo de negócio do automóvel irá mudar drasticamente na medida em que inteligência artificial, conectividade e internet das coisas, entre outros avanços, tomarem conta da indústria da mobilidade.
Como disse Klaus Froehlich, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento, em entrevista à Reuters, no Salão de Genebra: "Hoje temos 20% de nossos engenheiros e parceiros trabalhando em softwares. Chegaremos a 50% para depender menos de serviços de internet de terceiros".
Fonte: UOL Carros
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