De maneira geral, os carros elétricos oferecidos no mercado atual conseguiram abrir mão dos motores a combustão sem sacrificar o desempenho final. Isso acontece em grande parte devido ao sistema de transferência de energia mais eficiente presente nesta categoria de veículos. Se comparamos com os motores movidos a combustíveis fósseis, apenas os elétricos são capazes de manter o torque do motor sempre em capacidade máxima de utilização.
Sendo assim, já era de esperar que em algum momento um veículo elétrico fosse capaz de superar em outros aspectos os carros tradicionais. Desta vez, um carro de corrida totalmente movido a eletricidade, foi capaz de estabelecer um novo recorde mundial de aceleração no dia 22 de junho. O protótipo acelerou de 0 a 100 km/h em pouco mais de 1,5 segundo, percorrendo durante este pequeno espaço de tempo uma distância de cerca de 30 metrps antes de quebrar o recorde anterior de 2015. A marca anterior tinha sido estabelecida em 1,779 segundos por outro carro elétrico desenvolvido por uma equipe da University of Stuttgart. Somente a título de comparação, um Bugatti Chiron (veículo com motor a combustão de 1.480 hp) só consegue atingir a mesma velocidade em cerca de 2,5 segundos.
O mais surpreendente é que não estamos falando de um veículo elétrico produzido por uma grande fabricante, mas de um projeto desenvolvido por estudantes da ETH Zurich e da Lucerne University of Applied Sciences and Arts. O veículo elétrico foi totalmente desenvolvido e construído no período de um ano por uma equipe de 30 estudantes das duas instituições de ensino. Batizado de Grimsel, ele já é o quinto veículo elétrico construído pelo grupo e estabeleceu novos padrões de construção, combinando materiais mais leves e um sistema de direção elétrica ainda mais completo do que os projetos anteriores.
Graças à sua construção em fibra de carbono, o Grimsel pesa apenas 168 kg. Ele conta com sistema de tração nas quatro rodas e possui um conjunto composto por quatro motores elétricos capazes de gerar até 200 hp e 1700 Nm de torque. Um sofisticado sistema de controle de tração regula a performance de cada roda individualmente, permitindo que o veículo atinja números ainda mais altos quando se trata de aceleração final.
Fonte: Blog Veículo Elétrico
Origem: Canaltech
No comments:
Post a Comment