O que é o que é: tem quatro rodas, adora passear na cidade e é bem compacto e cheio de irreverência?
Th!nk City
Com 3,14 m (46 cm menor que o VW Up!), o minicarro 2+2 da norueguesa Th!nk nasceu em 2008 como opção de mobilidade urbana. Com um motor elétrico de 46 cv, ele foi vendido em outros países da Europa e ganhou fábrica nos EUA, que fechou em 2012.
Daihatsu Copen
O japonês mede 3,39 m, é conversível e tem uma prática opção de capota de alumínio. A receita deu certo no Japão: no primeiro ano, chegou a 20.000 exemplares. Pequeno como ele é seu motor, a partir de 660 cm3.
Gurgel Motomachine
Apresentado em 1990, o primeiro veículo 100% nacional (tem até motor próprio, o Enertron de 800 cm3) possui só 2,85 m e conta com portas plásticas transparentes. Comenta-se que só 177 foram produzidos.
Smart Fortwo
Feito desde 1998, o Smart virou símbolo de minicarro urbano. Charmoso, bem-acabado e com 4 estrelas no crash-test, conquistou o mundo, com mais de 1,5 milhão de vendas – no Brasil, foi importado a partir de 2009.
Kandi Coco
Se o Smart deu tão certo, por que não copiá-lo? A chinesa Kandi, então, criou duas versões do seu genérico: a gasolina e elétrico – este vendido em Oklahoma (EUA) por só US$ 865, devido a um incentivo local.
Romi-Isetta
Versão nacional do Isetta italiano, o modelo das Indústrias Romi (1956-61) chamou a atenção no Brasil por seus 2,28 m, as duas rodas traseiras que pareciam apenas uma e porta frontal única, que se ligava ao volante.
REVAi
Montado na Índia, este elétrico comporta quatro pessoas (duas bem apertadas atrás) num espaço de 2,6 m. Chamado de G-Wiz na Inglaterra, onde também era comercializado, pode passar dos 80 km/h.
Lumeneo Smera
Parece uma moto coberta, mas longe disso. Com 2,5 m por 96 cm de largura, o elétrico francês traz volante, duas portas e espaço só para o piloto num interior requintado: som, tela digital e revestimento de couro.
Tango T600
Feito pela americana Commuter Cars, ele mede 2,57 m por 99 cm, mas usa dois motores elétricos. Resultado: 0 a 96 km/h em 3,2 s e máxima de 240 km/h. Mas será que ele é tão bom de curva assim?
Renault Twizy
Exibido em 2009 no Salão de Frankfurt, o biposto de 2,32 m passou a ser produzido em 2012. Dois anos depois, Curitiba recebeu duas unidades para sua guarda municipal e agora já é montado em Itaipu.
Fonte: Quatro Rodas
No comments:
Post a Comment