Tuesday, February 9, 2016

Carros da Tesla buscam os donos sozinhos

A tecnologia autônoma está cada vez mais presente nos carros, promovendo diferentes funções para a comodidade dos motoristas. A novidade da vez é o sistema da Tesla, que estaciona o carro sozinho para o motorista, após ele sair do carro. Embora o recurso não seja inédito (já existe nos carros da BMW, i3 e Série 7, por exemplo), o vídeo abaixo (publicado no canal DragTimes no youtube) mostra um recurso -- aí sim, mais exclusivo -- que faz o veículo buscar o proprietário remotamente.
A tecnologia consiste no seguinte: imagine que você encontrou uma vaga apertada em um shopping ou supermercado e percebe que ficará complicado sair do carro por conta das pilastras ou proximidade com os carros do lado. Para resolver este problema, o software autônomo da Tesla permite que você desça do carro e comande, via smartphone, que ele manobre sozinho para estacionar na vaga perpendicular. Para entrar no carro novamente, basta controlar pelo smartphone a manobra inversa. 
Isto é o que já existe no mercado em outros modelos. O que a Tesla propõe de inovação é fazer com que o carro, em vez de simplesmente sair da vaga, vá até você, buscando-o na porta do local onde estiver. E é esta parte do recurso que o vídeo acima demonstra. O dono do carro explica que, como está chovendo, ele preferiu chamar o Model S até ele, enquanto ele o esperava ao abrigo da chuva. O que ficou faltando mostrar no vídeo (que, inclusive, não está claro até agora) é se o automóvel de fato fez todo o processo sozinho (sair da vaga e ir até o proprietário) e qual é o alcance em que ele pode desempenhar essa função. 
A Tesla frisa que o software de comandos autônomos remotos da companhia para o Model S (que também está disponível ao SUV Model X) está em fase de desenvolvimento (Beta), ou seja, os recursos ainda vão ser aprimorados e corrigidos (podemos imaginar que a velocidade extremamente lenta da função seja um dos pontos a ser melhorados). Por esta razão a fabricante recomenda que esta função de buscar o proprietário seja realizada somente em ambientes privados, para evitar problemas. 
De qualquer maneira, este é um passo interessante da indústria e que com certeza virá a calhar quando já estiver bem desenvolvida e adaptada a diferentes mercados. Seria o fim da dor de cabeça de procurar vagas em shoppings. 

No comments:

Post a Comment