A Kia revelou durante o Salão de Chicago, nos Estados Unidos, seu novo modelo híbrido. Trata-se do SUV compacto Niro, que será produzido sobre a mesma plataforma exclusiva para carros "verdes" que o Ioniq, o sedã híbrido da companhia-irmã Hyundai, é feito.
Assim como o Ioniq, o trem de força do Niro será composto por um motor a combustão 1.6 de 104 cv da família Kappa (a mesma que equipa o Hyundai HB20 e Kia Soul no Brasil) e um propulsor elétrico de 43 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio. Ao total, o conjunto produz 148 cv e 26,9 kgfm de torque. Acoplado ao sistema trabalha uma transmissão de dupla embreagem de seis velocidades.
De acordo com a fabricante, o Kia Niro poderá rodar até 21 km/l, abastecido somente por gasolina. A Kia também pretende lançar uma versão plug-in e totalmente elétrica do SUV, mas ainda não divulgou quando. Com ele, o portfólio de carros híbridos e/ou elétricos da marca coreana dispõe de três modelos (os outros são o Soul e o Optima).
O desenho do Niro não é dos mais ousados, ele traz uma frente bem contida, com uma grade frontal ao estilo "tigre" (como os coreanos gostam de chamar), faróis que se alongam pela lateral do carro e grandes faróis de neblina integrados ao para-choque. A traseira segue o estilo mais sóbrio, distante da nova linha mais emocional vista no novo Sportage, por exemplo.
A lista de equipamentos do Niro ainda não foi divulgada, mas em termos de tecnologia, um dos recursos que ele provavelmente terá é o controle de cruzeiro "premonitório". Isto é, trabalhando em conjunto com as informações do GPS, o piloto automático poderá adaptar o desempenho do carro (dentro dos parâmetros de velocidade e distância do carro da frente estabelecidos pelo condutor) se baseando nos dados topográficos do navegador. Tudo em prol da minimização do desperdício de energia do carro.
Fonte: Carro Online
No comments:
Post a Comment