Friday, February 19, 2016

Kit transforma qualquer carro em híbrido

Carros híbridos ainda são uma realidade distante dos brasileiros, já que poucos modelos deste tipo são oferecidos no mercado e, mesmo com os incentivos fiscais, seus preços não os tornam atraentes para o consumidor. Mas os italianos podem ter encontrado uma maneira de popularizar essa tecnologia, transformando qualquer carro em um híbrido. Trata-se de um aparelho criado na Universidade de Salerno que promete utilizar painéis solares ultrafinos e motores elétricos para permitir que o veículo utilize dois tipos de energia para rodar.
Denominado de HySolarKit, "os paineis fotovoltaicos permitem usar uma fonte de energia primária, recorrendo a um circuito curto", explica, tecnicamente, Gianfranco Rizzo, professor do departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno. Como mostra o vídeo abaixo, os paineis são instalados sobre o capô e a produção energética solar é de cerca de 2 kW/h, o que equivale a 25% da energia necessária para circular em perímetro urbano.
O kit ainda é composto por uma bateria, que também pode ser recarregada por meio da energia dissipada pela frenagem e em descidas (usando o freio-motor), e dois motores elétricos. Os motores são instalados nas rodas traseiras para tracioná-las, enquanto as da frente são impulsionadas pelo motor à combustão.
Segundo os criadores do aparelho, o HySolarKit será colocado à venda no mercado por 3 mil euros, os quais seriam amortizados ao longo de três anos devido à economia de combustível que ele permite. Além do impacto positivo nas finanças no consumidor, o kit, por consequência da eficiência energética, emite menos poluentes e contribui para melhorar o desempenho do carro, uma vez que promove uma espécie de tração nas quatro rodas. 
Ainda é cedo para dizer se o produto irá vingar no mercado e se algum dia virá ao Brasil, mas que a iniciativa parece ser interessante, isso não há como negar. 
Fonte: Carro Online

No comments:

Post a Comment