Thursday, March 10, 2016

Audi firma parceria na Alemanha para produzir mais combustível sintético

a4-avant-g-tron

A Audi fechou uma parceria com a empresa alemã Viessmann para produzir mais combustível sintético para seus modelos g-tron. A planta de produção foi inaugurada em Allendorf, estado de Hesse.
O chamado e-gas é um combustível sintético obtido pelos processos de eletrólise e metanação. No primeiro caso, utiliza-se energia eólica para produzir a eletricidade necessária na separação de oxigênio e hidrogênio da água.
audi-e-gas-usina-1
No segundo passo, o hidrogênio resultante é combinado com CO2 para produzir metano sintético. Esses eram os processos que a Audi fazia em sua usina de Wertle, na Baixa Saxônia. No entanto, a nova planta de Allendorf altera o segundo passo na produção do e-gas.
A metanação na Audi-Viessmann é puramente biológica. Microrganismos específicos absorvem hidrogênio e CO2 em líquido, produzindo moléculas, que combinadas formam novas moléculas de metano.
audi-e-gas-usina-2
A diferença para o processo inicial da Audi é pressão e temperatura. No primeiro, a reação química-catalítica é sob alta pressão e temperatura muito elevada. No novo processo, a pressão é de 5 bar e as temperaturas são bem mais baixas, exigindo menos energia.
O CO2 não precisa ser concentrado em altos níveis e nem purificado, podendo assim ser obtido em tratamento de água ou geradores de biogás, ampliando as fontes de CO2 para o processo. Essa nova planta vai aumentar em muito a demanda de e-gas para os clientes da Audi. Atualmente a marca emplaca o modelo A3 Sportback g-tron e em breve o A4 Avant g-tron.

No comments:

Post a Comment