Sunday, March 6, 2016

Chevrolet Volt 2016 - Choque de tecnologia

Testado no México, o renovado Chevrolet Volt exibe tecnologias que o deixaram ainda mais eficiente
por Victor Alves
Auto Press
Carros movidos a eletricidade já deixaram de ser novidade há tempos. Tanto que a aposta da Chevrolet no segmento, o Volt, está em sua segunda geração. O modelo chegou em 2007 e recebeu importantes atualizações, apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit do ano passado e lançado em outubro. Ficou dez quilos mais leve em relação ao anterior e é capaz de percorrer mais de 600 km, graças à combinação dos seus dois motores elétricos e do propulsor 1.5 litro a gasolina de 101 cv. O modelo é capaz de fazer até 19 km/l de consumo de combustível.

Por fora, o visual ficou mais discreto. O sedã médio ganhou retoques que contribuem para a aerodinâmica e melhoram o desempenho e eficiência do carro. A frente recebeu novos para-choque e faróis mais curtos. Na traseira, as lanternas ganharam desenho mais vertical. Além disso, o carro traz novas rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo. O teto recaído na traseira esconde o porta-malas e faz o sedã parecer um fastback. O espaço do compartimento de bagagens não é dos melhores: são 301 litros de capacidade. Essa redução é por conta do espaço necessário para abrigar o conjunto de baterias que alimentam o carro.

O interior do novo Volt conta com materiais de acabamento brilhante em plástico, com formas curvas e suaves. A central multimídia no centro do painel permite conexões em Bluetooth, entradas de áudio e navegação por GPS. A informação de autonomia de carga das baterias do motor elétrico também está disponível na tela do sistema. Além disso, a central é compatível com a tecnologia Apple Carplay, e, segundo a marca, deve receber uma atualização em breve para permitir também o pareamento sob o sistema Android Auto. O serviço OnStar, que permite encontrar destinos de navegação e até mesmo obter ingressos para o cinema, também é oferecido no Volt 2016. Em matéria de segurança, o carro é dotado de dez airbags, alerta de tráfego cruzado, câmara de ré e monitor de ponto cego.

Para dar movimento ao carro, a Chevrolet equipou o modelo com um par de motores elétricos combinados a um inédito 1.5 litro a gasolina, feito em alumínio e com injeção direta de combustível, ante ao 1.4 litro com injeção multiponto do antigo modelo. A potência resultante dos motores elétricos é de 149 cv, e o torque fica na casa dos 40,65 kgfm, disponíveis instantaneamente. A transmissão é continuamente variável e a velocidade máxima fica em 157 km/h, com zero a 100 km/h em 8,4 segundos. Segundo a marca – e apesar de muitas desconfianças –, o motor a combustão não é conectado ao eixo das rodas. Ele existe exclusivamente para gerar energia ao conjunto de baterias. O resultado disso é considerável: o carro é capaz de percorrer um total de 630 km, sendo 80 km apenas com os motores elétricos e 550 km auxiliados pelos 34 litros de gasolina do tanque. O veículo conta com um pacote de baterias de íons de lítio que pode ser carregado em até 13 horas em uma tomada de 110 volts. Quando conectado a uma rede de 220 volts, o tempo cai para quatro horas e meia.

Primeiras impressões
Sedã hiperativo

Cidade do México/México – O desempenho do Chevrolet Volt 2016 é digno de ser mencionado. Ter tanto torque – uma característica dos motores elétricos – é algo que se sente muito rapidamente e sempre surpreende o motorista. Isso entrega uma sensação estranha, pois, quando se acelera, não há ruído. Os freios não parecem como os de um carro com motor a combustão interna. Nas frenagens, eles também recuperam energia cinética para convertê-la em eletricidade e recarregar as baterias, o que cria um sistema mais eficiente.

Os modos de condução (Normal, Esportivo, Montanha e Espera) não se concentram em modificar a resposta do acelerador como em outros veículos, mas sim o comportamento do sistema de propulsão, seja do motor a gasolina ou a carga da bateria. A suspensão é muito suave, confortável e baixa, o que faz com que seja um problema para circular em lugares em que haja rampas, valetas e ruas esburacadas. Se há algo que se pode reclamar é que os plásticos brilhantes do painel refletem os raios solares no para-brisas – e isso complica a visão.  
 
Ficha técnica
Chevrolet Volt 2016
Motor elétrico com motor de tração com 149 cv (111 kW) de potência e 40,5 kgfm de torque. Transmissão por eixo para as rodas dianteiras com controle eletrônico de tração.
Bateria: recarregável de íon-lítio em formato T em carcaça de alumínio. Controle térmico por líquido e 288 células prismáticas com capacidade para até 18 kWh de fluxo de energia. Tempo de recarga plug-in em 120 V em até 13 horas. Tempo de recarga em 240 V por volta de 4 horas e meia.
Motor auxiliar: A gasolina, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, injeção direta de combustível, com bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio com 1.498 cc, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote com válvulas de admissão e de escape continuamente variáveis. Injeção eletrônico multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de uma marcha.
Potência máxima: 101 cv a 4.800 rpm.
Suspensão: Dianteira independente tipo McPherson com amortecedores e molas helicoidais, barra estabilizados tubular e batentes hidráulicos. Traseira semi-independente por barra de torção em “U”, com amortecedores e molas helicoidais e batentes hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás com ABS e acionamento eletro-hidráulico. Sistema de recuperação de energia nas freadas e distribuidor eletrônico de frenagem.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,58 metros de comprimento, 1,57 m de largura, 1,43 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais dianteiros e traseiros e do tipo cortina.
Peso: 1.607 kg.
Capacidade do porta-malas: 301 litros.
Tanque de combustível: 34 litros.
Produção: Brownstown Township, Michigan.
Itens de série: Airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 17 polegadas, rádio/CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth com tela sensível ao toque e caixas de som Bose, ar-condicionado automático, bancos com ajuste manual, direção elétrica, trio elétrico, tela central de LCD, cruise control, sensores de estacionamento, chuva e luminosidade.
Preço nos Estados Unidos: A partir de US$ 33.170, aproximadamente R$ 132 mil.

Fonte: Motor Dream

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