Saturday, March 26, 2016

Com 120 anos primeiro veículo híbrido do mundo é leiloado na Flórida

Considerado o primeiro carro híbrido da história, o Armstrong Phaeton de 1896 será leiloado no Concours d'Elegance de Amelia Island, na Flórida. O modelo ficou conhecido por usar pela primeira vez um sistema elétrico com dínamo e bateria. Ele foi construído pela Armstrong a pedido da Roger Mechanical Carriage Company. 

Com um motor de dois cilindros e 6,5 litros, o propulsor tinha um dínamo que transformava energia cinética em eletricidade, que recarregava a bateria e alimentava o sistema de ignição do motor. A bateria era responsável por dar a partida no motor, num sistema criado 12 anos antes do da Cadillac, que foi o primeiro a ser feito em grande escala.


O Phaeton também tem uma transmissão semi automática, onde o motorista seleciona as marchas por alavancas na coluna de direção, mas a operação da embreagem é elétrica, dispensando o pedal.

Apenas uma unidade do modelo foi produzida, que foi usada regularmente até 1963, quando um funcionário da Armstrong levou o carro para casa, para restaurá-lo. Um dono seguinte levou o carro para um colecionador norte-americano, que o vendeu para uma coleção na Inglaterra, onde o carro foi finalmente restaurado.

Um dos problemas era que as rodas de madeira originais não suportavam o torque farto do motor de 6,5 litros, quebrando com frequência. A restauração eliminou o problema com rodas reforçadas, assim como colocou todo o conjunto mecânico em ordem, funcionando como novo. O leilão espera levantar cerca de US$ 250 mil (R$ 1 milhão) com a venda do Phaeton.


Publicado no Verdesobrerodas

Origem: Estadão

No comments:

Post a Comment