Os fabricantes de veículos nos EUA geralmente divulgam previamente números de consumo bem pessimistas antes da avaliação da EPA, que é a agência federal que apresentará seus resultados, tidos como oficiais. Nesse caso, o fabricante fica livre de possíveis multas e processos milionários, assim como ocorreu com a Hyundai-Kia, por exemplo.
No caso do Chevrolet Bolt, enquanto Elon Musk falava em 346 km de autonomia para seu Tesla Model 3, a GM revelou que seu monovolume elétrico teria um alcance de 322 km. Esse número já era respeitável, visto que boa parte dos elétricos vendidos nos EUA ainda estão na casa de 200 km ou abaixo disso.
Contudo, a EPA avaliou o Bolt e apresentou como dado oficial, uma autonomia de 383 km. Ou seja, bem superior ao que a GM havia dito. Por sinal, o fabricante americano ainda aproveitou o momento para anunciar que o Opel Ampera-e tem alcance de 500 km no padrão europeu NEDC.
A diferença de procedimentos faz com que a EPA tenha resultados mais realistas, mas existe proprietário do Chevrolet Bolt relatando números melhores que os “federais”. Com bateria de 60 kWh, o pouco aerodinâmico monovolume da GM consegue ir muito além do esperado.
Um proprietário de Los Angeles, chamado Glenn Williams, relatou ter percorrido 480 km (com 160 km de rodovia) nos arredores da metrópole californiana. Ele não utilizou aquecimento, já que as condições climáticas eram favoráveis. Mas, Williams rodou quase 200 km em rodovia com médias de velocidade bem mais altas, demandando assim mais energia. Seu peso em ordem de marcha, por exemplo, é de 1.625 kg. Glenn divulgou três vídeos falando sobre o alcance do Bolt. Confira abaixo:
Fonte: Noticias Automotivas
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