A Kia anunciou que o SUV Niro, que a marca exibiu mês passado no Salão do Automóvel de São Paulo, recebeu do Guinness o recorde mundial de veículo híbrido com menor consumo de combustível, registrando uma média de 76,6 milhas por galão (32,6 km/l).
A média de consumo foi obtida com o Niro ao percorrer 5.979 km atravessando os Estados Unidos de costa a costa, partindo de Los Angeles com chegada na cidade de Nova York. Ao longo desse trajeto, afirma a Kia, o utilitário esportivo necessitou de apenas 4,1 tanques de gasolina. Evidentemente, diz a montadora sul-coreana, a unidade que bateu o recorde não recebeu nenhuma modificação em relação às especificações originais de fábrica.
Ainda sem previsão de ser vendido no Brasil, o Niro lembra uma versão mais compacta do novo Sportage e tem porte parecido com o do crossover Soul.
De acordo com a Kia, ele é montado sobre uma nova plataforma, que dará origem a uma gama de carros "verdes", com baixas emissões de poluentes. Essa base estrutural foi projetada especialmente para veículos híbridos, com foco na leveza, graças ao uso de aço de alta resistência em 53% do monobloco. Também foi projetada para otimizar o espaço ocupado pelas baterias de íons de lítio de alta tensão, posicionadas sob o assento traseiro.
A redução no peso, importante para compensar a massa adicional das baterias, também está relacionada à presença de alumínio em várias partes do carro, como capô, tampa traseira, braços de suspensão e até as pinças dos freios.
O trem de força é composto pelo motor 1.6 Kappa GDI turbo, que, associado a um motor elétrico, entrega potência combinada de 146 cv e torque de saudáveis 27 kgfm. O conjunto é gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas e, segundo a fabricante, proporciona um consumo combinado de 21 km/l de gasolina.
Quanto ao pacote tecnológico, o Niro oferece um recurso chamado Driver Assistance System, que, de acordo com a Kia, usa o sistema de navegação GPS, juntamente com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, para antecipar a topografia da estrada e gerenciar o motor elétrico de forma a otimizar o consumo de energia e estender a autonomia.
O SUV também conta com recursos como sistema de estacionamento semiautônomo, aviso de manutenção de faixa, alerta de colisão dianteira, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos e seis airbags.
Fonte: Auto Estrada
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