O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18) a lei que tornará obrigatória a presença do controle (ou programa) eletrônico de estabilidade (ESC ou ESP) em todos os carros de passeio e comerciais leves fabricados no Brasil ou importados a partir de 2022.
A regulamentação faz parte do Plano da Década de Ações para Segurança Viária da ONU, do qual o Brasil é signatário. A diretriz internacional vista contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito com vítimas por meio do aumento da segurança dos veículos ao proteger motoristas e passageiros.
FABRICANTE BOSCH EXPLICA O SEU ESP
FABRICANTE BOSCH EXPLICA O SEU ESP
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, todos os carros novos que precisarem de homologação já deverão contar com o ESC de fábrica a partir de2020 para poderem ser vendidos no mercado. Isto vale para modelos inéditos ou novas gerações de carros já comercializados. Já a partir de 2022, a medida valerá para todos os automóveis e comerciais leves, independentemente de passarem por facelifts ou novas gerações.
A função do controle eletrônico de estabilidade é corrigir a trajetória do carro caso ele perda a aderência dos pneus em alguma uma situação adversa, seja em curvas ou pista molhada. Conforme um trecho da lei, o ESC deve "controlar" eletronicamente o veículo pela utilização de um algoritmo computacional de modo a limitar o sobre esterço e sub esterço do automóvel baseado na análise de seu comportamento durante a ação do condutor.
A função do controle eletrônico de estabilidade é corrigir a trajetória do carro caso ele perda a aderência dos pneus em alguma uma situação adversa, seja em curvas ou pista molhada. Conforme um trecho da lei, o ESC deve "controlar" eletronicamente o veículo pela utilização de um algoritmo computacional de modo a limitar o sobre esterço e sub esterço do automóvel baseado na análise de seu comportamento durante a ação do condutor.
VÍDEO BEM-HUMORADO MOSTRA O ESC DA FORD
O sistema se utiliza de sensores para perceber quando o carro está "saindo de frente" ou "derrapando", e, assim, aciona os freios automaticamente, diminuindo a transferência de torque do motor às rodas para retormar a aderência do carro. Logo, se você entrar em uma curva com uma velocidade maior do que a que o carro consegue contorná-la, o ESC vai ajudar você a retomar o controle do carro ao invés de sair pela tangente, por exemplo.
Vale lembrar que o controle de estabilidade é um mecanismo eletrônico que pode ser configurado na mesma CPU que comanda o sistema de ABS (anti-travamento das rodas) dos freios, que já é obrigatório nos carros desde o início de 2014. Confira no álbum no alto desta reportagem a lista com dez carros que já dispõem do controle de estabilidade atualmente (seja de série ou opcional) por menos de R$ 80 mil.
Fonte: Carro Online em 18/12/2015
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