O mundo era bem diferente em 2002: o Brasil conquistou o seu quinto título mundial de futebol, o euro entrou em circulação e a Volvo lançou o XC90. O "jipão" sueco foi bem recebido no mercado, mas veio a crise e a Ford (então controladora da empresa) acabou vendendo-a em 2009 para a Geely.
A troca de comando atrapalhou o desenvolvimento de novos produtos da Volvo. Assim, só depois de 12 anos a marca finalmente conseguiu lançar a segunda geração de seu SUV.
O novo XC90 chegou ao país na versão T6, de R$ 319.000, com motor 2.0 de 320 cv, câmbio de oito marchas e sete lugares. O painel agora exibe um enorme monitor com apenas um botão físico em sua base. Como no iPad, a tela é capacitiva e extremamente intuitiva, repetindo os comandos básicos usados em smartphones. O controlador de velocidade adaptativo, o sistema de frenagem autônoma e o alerta de mudança de faixa foram reprogramados para permitir ao carro algo ainda incomum: rodar sozinho.
Em vias com sinalização horizontal em bom estado, o XC90 permanece na faixa e acompanha o tráfego. Câmeras na parte interna do para-brisa leem as placas de velocidade e mantêm o carro na máxima permitida.
Até no quesito dirigibilidade, algo nem sempre prioritário para o interessado em um enorme SUV, o XC90 surpreende. Ao volante, ele nem parece ter 2.125 kg e 4,95 m de comprimento. E no modo de condução Dynamic, o Volvo entrega um desempenho de sedã médio, obtendo aceleração de 0 a 100 km/h em ótimos 7s1. E o melhor: tudo isso por um valor inferior ao de concorrentes de marcas alemãs premium, por exemplo.
Espaçoso, bem acabado e com mais recursos tecnológicos que um Mercedes S, o XC90 poderia ser facilmente encontrado em garagens nos bairros do Morumbi (em São Paulo) e da Barra da Tijuca (no Rio de Janeiro). Só que, nesses locais, há somente duas concessionárias Volvo — no Brasil inteiro, são 27 revendas.
NOSSAS MEDIÇÕES | Volvo XC90 T6 |
Aceleração | |
0-60 km/h: | 3s3 (30,1 m) |
0-80 km/h: | 5s0 (61,8 m) |
0-100 km/h: | 7s1 (114,6 m) |
0-120 km/h: | 9s6 (191,7 m) |
Retomada | |
40-100 km/h em Drive: | 5s8 |
60-120 km/h em Drive: | 6s7 |
80-120 km/h em Drive: | 5s0 |
Frenagem | |
60-0 km/h | 13,4 m |
80-0 km/h | 23,6 m |
100-0 km/h | 36,5 m |
120-0 km/h | 52,7 m |
Consumo (gasolina) | |
Cidade: | 7,5 km/l |
Estrada: | 12 km/l |
Peco: | 9,5 km/l |
Esse será um problema que a Volvo terá de resolver com a ampliação de sua rede no território nacional, ou com a nomeação de oficinas autorizadas. De qualquer forma, parece ser um obstáculo fácil de superar para quem consegue reunir tantos atributos em um automóvel. Só não é recomendável levar tanto tempo.
DADOS DE FÁBRICA | Volvo XC90 T6 |
Velocidade máxima: | 230 km/h |
Motor: | L4, diant., transv., turbo, 16V |
Cilindrada: | 1.969 cm³ |
Potência: | 320 cv a 5.700 rpm |
Torque: | 40,7 kgfm a 2.200 rpm |
Câmbio: | Automático, 8 marchas |
Suspensão: | Braços sobrepostos |
Pezo vazio/cap. máx. de carga: | 2.166 kg/584 kg |
Diâmetro de giro: | 11,8 m |
Porta-malas: | 692 l |
Tanque de combustível: | 71 l |
Pneus (testados): | Michelin 275/45 R20 |
Dimensões (C/L/A): | 4.950 mm/1.923 mm/1.776 mm |
Entre-eixos: | 2.984 mm |
Fonte: Carro Online em 21/12/2015
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