Com direito a uma retrospectiva com a saudosa Kombi, a Volkswagen revelou a BUDD-e Concept na CES 2016 (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo que é realizada anualmente em Las Vegas. Apesar de tratá-la como protótipo, a novidade é uma visão de uma van totalmente elétrica e recheada com tecnologias inovadoras.
Durante a apresentação, o Dr. Herber Diess, membro do Conselho Executivo da Volkswagen, apresentou algumas das características da BUDD-e, como o sistema de abertura das portas por gestos e também por comando de voz, inclusive mantendo diálogos longos.
O interior também remete ao futuro. Formado com bancos que podem girar para trás, situação quando o veículo estiver em condução autônoma, e telas coloridas capazes de interpretar gestos sem que seja preciso toca-las. Na prática, basta movimentar a mão próximo para que uma determinada função seja executada. Do ponto de vista de segurança é bem interessante, pois não se perde a atenção ao desviar o olhar para procurar um botão específico. Até mesmo o zoom pode ser feito através de gestos.
Internet é algo tão importante como energia para o BUDD-e. Conectado, oferece diversas funções de controle do próprio veículo além de atividades externas, como ativar funcionalidades à distância em uma casa inteligente. A Kombi do futuro também interage com os relógios inteligentes (smart watch), alertando o motorista quando esquecer algum objetivo dentro do carro.
As dimensões também são semelhantes às da Kombi. De comprimento são 4,60 metros (a velha guerreira media 4,55 m em sua última versão), e embora seja mais larga com 1,94 m de largura, é mais baixa com seus 1,84 m de altura. Segundo Diess, por ter o centro de gravidade mais baixo, a dirigibilidade é mais empolgante. O visual tem linhas que antecipam o caminho de design da Volkswagen e chama atenção pela grande dianteira formada por LEDs que pode mudar de cor ou exibir gráficos diferentes. Na lateral, as linhas são limpas sem vincos e a porta lateral é corrediça. Por fim, a traseira ostenta finas lanternas que sobem pela coluna e se integram no teto.
Outra novidade é a inédita plataforma Modular Electric Drive Kit (MEB), criada exclusivamente para os modelos puramente elétricos que a Volkswagen lançará no futuro. Nesta arquitetura, as baterias são distribuídas pelo assoalho, distribuindo o peso, e possui motores elétricos em cada eixo. Na frente, o propulsor gera potência 136 cv e torque de 20,4 kgfm enquanto o traseiro despeja 170 cv e impressionantes 29,6 kgfm. Já imaginou o resultado, hein? Pois é, são nada menos do que 306 cv de potência total e torque de 50 kgfm. Assim, a Kombi elétrica do futuro poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Outro diferencial é a autonomia de 533 km enquanto a recarga rápida 80% da capacidade das baterias pode ser feita em 30 minutos.
Fonte: Car Place em 06/01/2016
No comments:
Post a Comment