Saturday, November 5, 2016

CARRO AUTÔNOMO RODA PELA PRIMEIRA VEZ EM VIAS PÚBLICAS DA INGLATERRA

O veículo elétrico desenvolvido pela Universidade de Oxford rodou sozinho por uma área de pedestres, fez curvas e parou ao cruzar com uma pessoa

Carro elétrico autônomo Oxbotica (Foto: Reprodução/Youtube)
A Inglaterra quer carros autônomos nas ruas até 2020. Como parte desse esforço, começou, na última terça-feira (11), os testes com um pequeno veículo elétrico de dois assentos desenvolvido pela Oxbotica, departamento de direção autônoma da Universidade de Oxford. O carro navegou por diversas áreas de pedestres na cidade britânica de Milton Keynes, no sul da Inglaterra. Ele andava a 8 km/h e foi capaz de fazer diversas curvas e parar quando um pedestre passava em sua frente.
"O importante é que foi a primeira vez que colocamos um carro com direção autônoma em uma área pública no Reino Unido," afirmou Neil Fulton, diretor da organização responsável pelo projeto, à agência Reuters. "Se as pessoas puderem ver que esses veículos são capazes de se dirigir sozinhos elas poderão adquirir confiança neles".
O automóvel, que conta com o software desenvolvido pelo Instituto de Robótica Oxford, possui um tablet no painel onde é possível acionar o modo de direção autônoma. Os organizadores do projeto pretendem contar com 40 desses veículos rodando pelas ruas de Milton Keys em 2017.
"Nossa ambição é maior do que apenas carros. Nossa ambição é mexer com qualquer coisa com rodas que possa ser automatizada," disse Graeme Smith, CEO da Oxbotica. "Nós estamos certamente pensando em ônibus e no ambiente off-road, não somente pavimento e estradas."

Mercado promissor
Segundo a Reuters, o governo do Reino Unido vem liderando um esforço para encorajar empresas de tecnologia a desenvolver veículos autônomos em solo britânico, com o intuito de construir uma indústria que poderá render quase um trilhão de libras até 2025 (mais de R$ 3,5 trilhões, em conversão direta). O governo já começou consultas sobre possíveis mudanças em regras de seguro e legislação de trânsito que a chegada dessa tecnologia implicará. Grandes montadoras, como Jaguar Land Rover e Ford, fazem parte do projeto britânico para o desenvolvimento de carros autônomos.

Confira o vídeo do pequeno veículo circulando pela ruas de Milton Keys.

Fonte: Auto Esporte

No comments:

Post a Comment